Mariana Machado: "Numa corrida sem adversárias ao meu nível fica mais difícil...”
Vencedores dos Campeonatos Nacionais de Estrada já pensam em novos recordes
Corpo do artigo
Os vencedores dos Campeonatos Nacionais de Estrada, que decorreram hoje na Figueira da Foz, Mariana Machado (Sporting de Braga) e Isaac Nader (Benfica), que bateu o recorde nacional, já pensam nas provas seguintes e em novos recordes.
“É o meu melhor tempo aos 10 quilómetros, acredito que estou a valer muito melhor, mas numa corrida em que não tive adversárias ao meu nível fica mais difícil”, disse Mariana Machado, de 24 anos, que venceu a prova pela quarta vez e terceira consecutiva.
A atleta bracarense lamentou que tivesse concluído a corrida sem ninguém a “fazer frente, o que retira motivação”, embora tenha concluído a prova com a sua melhor marca na distância, apesar de ter “lutado contra o vento”.
As pernas de Mariana Machado já estão viradas para outros títulos nacionais durante o ano com a meta traçada para Taça dos Clubes Campeões Europeus e o Campeonato da Europa de Estrada.
Coletivamente, o Braga venceu os Campeonatos Nacionais de Estrada pela segunda vez consecutiva, depois de um período em que o Sporting liderou durante sete anos seguidos, mas que nesta edição não foi além do quarto lugar.
O Recreio Desportivo de Águeda obteve a segunda posição e o CDS Salvador do Campo (Porto) o terceiro posto da classificação.
Também sem concorrência, Isaac Nader revalidou o título de campeão nacional conquistado em 2024 e bateu o recorde nacional, com o tempo de 28.01 minutos, 'roubando' um segundo à anterior marca.
“Fico satisfeito com o recorde, mas o meu objetivo era ganhar e ser campeão nacional pelo Benfica”, frisou o atleta, que, apesar do tempo recorde numa distância que não é a sua, se queixou do vento na parte final da prova: "Treino para os 1.500 metros, mas o volume de treino permite-me estar aqui e lutar com os melhores portugueses para ser campeão de Portugal”.
O atleta benfiquista, que no dia 28 de dezembro venceu a prova masculina na São Silvestre de Lisboa, colocou como meta para este ano correr mais rápido os 1.500 metros em pista coberta e estar presente nos Campeonatos da Europa, em que pretende “fazer uma boa classificação”.
Por equipas, o Benfica acabou também por conquistar o título nacional pela nona vez, beneficiando igualmente do segundo e terceiro lugares de Miguel Moreira e André Pereira.
O Sporting voltou a quedar-se pela segunda posição, seguido do Sporting de Braga.
A 32.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Estrada, que tiveram início às 17:30, na cidade da Figueira da Foz, contou com 1763 inscritos, um recorde absoluto, de acordo com a Federação Portuguesa de Atletismo.