A 32.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Estrada, que tiveram início às 17:30, na cidade da Figueira da Foz, contou com 1763 inscritos, um recorde absoluto,
Corpo do artigo
Mariana Machado (Braga) venceu, pela terceira vez consecutiva, sem oposição, os Campeonatos Nacionais de Estrada de 10 quilómetros, enquanto Isaac Nader (Benfica) revalidou o título e bateu o recorde nacional da prova.
Na Figueira da Foz, a atleta bracarense impôs-se à concorrência e venceu a prova com 32.12 minutos, menos 1.05 minutos do que em 2024, batendo o seu recorde pessoal.
Mariana Machado terminou a corrida com uma vantagem confortável sobre a sua companheira de equipa, Solange Jesus, e Mónica Silva, do Clube de Atletismo de Macedo de Cavaleiros, que ficaram a mais de um minuto e meio.
Na prova masculina, Isaac Nader conquistou o seu segundo título de estrada, com o tempo de 28.01 minutos, retirando um segundo ao anterior recorde nacional, seis dias depois de ter vencido a São Silvestre de Lisboa.
O segundo e terceiro lugares foram ocupados por Miguel Moreira e André Pereira, ambos do Benfica, com os tempos de 28.38 minutos e 28.51 minutos, respetivamente.
A 32.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Estrada, que tiveram início às 17:30, na cidade da Figueira da Foz, contou com 1763 inscritos, um recorde absoluto, de acordo com a Federação Portuguesa de Atletismo.