Marcelo Rebelo de Sousa deu nota 20 a Nelson Évora e recebeu umas sapatilhas
Acabado de conquistar o título europeu no triplo salto, Nelson Évora recordou o ouro olímpico numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República
Corpo do artigo
Nelson Évora fez esta terça-feira um treino especial que serviu para comemorar uma década passada sobre o ouro olímpico de Pequim. Marcelo Rebelo de Sousa esteve na bancada e avaliou os saltos do melhor triplista português de sempre.
"É o melhor dos melhores e tem sido o melhor dos muito bons. Em notas de 0 a 20, teria sistematicamente 20. E não tirou 20 uma só vez, tirou sempre, porque ganhou muito e tudo o que havia para ganhar", disse o Presidente da República, durante a cerimónia comemorativa dos dez anos da medalha de ouro olímpica de Nelson Évora, realizada no Vitória Sports, nas Açoteias (Albufeira).
Nelson Évora, de 34 anos, recordou o dia 21 de agosto de 2008, quando conquistou o ouro no triplo salto dos Jogos Olímpicos de Pequim, com 17.67 metros: "Acordei com relâmpagos. Chovia, e eu não gosto de saltar à chuva, era até uma fobia, se calhar porque já vira muitos colegas lesionarem-se nestas condições. A chuva não parou, mas consegui dar a volta à questão. Andei vinte minutos à chuva, depois mudei de roupa e pronto. Foi esta a maneira de combater esse medo. "
"Se me perguntassem há dez anos se pensava conquistar estes títulos todos, diria que não. Mas lutei por todos eles, mesmo após muitas quedas, o que prova que o povo português é forte, e, quando cai, levanta-se logo a seguir", enfatizou Nelson Évora, referindo-se às graves lesões que sofreu em 2012 e 2014.
No final da cerimónia, Nelson Évora ofereceu a Marcelo Rebelo de Sousa um par de sapatilhas e uma camisola autografada dos Jogos Olímpicos de Pequim. "Isto vai mudar a minha vida", brincou o chefe de Estado.