Manuel Ramos dentro das expetativas nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno
Jovem português foi 47.º classificado na prova de slalom gigante.
Corpo do artigo
Manuel Ramos foi 47.º classificado na prova de slalom gigante nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno Lausana2020, a disciplina em que depositava maiores esperanças. Na estreia na competição, o covilhanense, de 17 anos, tinha o dorsal 72 em 77 inscritos e terminou a primeira manga no 56.º posto, numa ronda em que 21 atletas não chegaram à meta.
Na segunda manga Manuel Ramos foi o 47.º mais rápido, entre 59 participantes. O esquiador português terminou a 25,76 segundos do vencedor, o austríaco Philip Hoffmann, vencedor também da primeira manga, que terminou com o tempo de 2.06,31, à frente dos suíços Sandro Zurbruegg e Luc Roduit.
O atleta da Covilhã afirma ter sentido algum nervosismo na primeira descida e não ter arriscado, situação corrigida na segunda ronda. "Na primeira manga fui conservador, não arrisquei o suficiente. Na segunda manga já conhecia a pista, arrisquei mais e melhorei três segundos, o que me permitiu subir na classificação final", analisou Manuel Ramos, em declarações à agência Lusa.
O esquiador não esconde algum desalento por querer ter feito melhor, mas considera ter obtido um resultado dentro das expectativas. "Ambicionava fazer melhor, só que na primeira manga não dei o meu melhor. Não foi o resultado desejado, mas está dentro dos objetivos", sublinha o atleta luso, que acrescenta estar a viver "o espírito olímpico".
Manuel Ramos, que se sente mais "à vontade" no slalom gigante, espera entrar mais tranquilo na prova de slalom, na terça-feira. "Hoje estava um pouco nervoso. Amanhã [terça-feira] vou estar mais confiante e espero fazer um bom resultado", antecipa o esquiador, satisfeito se ficar novamente "no top-50".
11699998
Devido a uma avaria na telecabine, a prova de slalom gigante começou mais tarde do que o horário previsto, mas Manuel Ramos diz que "a pista estava boa, com a neve dura e gelo em algumas zonas".
A representação portuguesa, com dois atletas em esqui alpino, conta ainda com Vanina de Oliveira Guerillot, também de 17 anos.
Na terça-feira os dois esquiadores encerram a participação na competição de slalom.
Os Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, que se disputam na Suíça, entre 09 e 22 de janeiro, destinam-se a atletas entre os 15 e os 18 anos.