Maio de 2023, o mês dos campeões: o 38º do Benfica, o terceiro do Nápoles e um recorde de Conceição
MAIO >> Mês a mês, recorde os principais momentos vividos no desporto português durante 2023
Corpo do artigo
Maio
Dia 2
O ciclista Joni Brandão, três vezes segundo classificado da Volta a Portugal, é suspenso por seis anos pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) por posse de substância e método proibidos.
Dia 4
O Nápoles sagra-se campeão italiano de futebol pela terceira vez, 33 anos depois do bis conseguido sob a liderança do argentino Diego Armando Maradona.
Dia 6
O Benfica sagra-se campeão nacional de voleibol pela quarta vez consecutiva, em Lisboa.
Dia 7
Sérgio Conceição supera José Maria Pedroto como treinador com mais jogos no comando ao FC Porto, ao chegar ao 323.º em Arouca, no fecho da 31.ª ronda da I Liga de futebol, apesar de estar suspenso.
O Benfica conquista o título de campeão feminino de futebol pela terceira vez seguida.
O GDESSA Barreiro sagra-se campeão feminino de basquetebol pela terceira vez na sua história.
O FC Porto sagra-se campeão europeu de hóquei em patins pela terceira vez na sua história, ao vencer por 5-1 o Valongo na final da Liga dos Campeões, em Viana do Castelo.
O técnico Leonardo Jardim torna-se o primeiro treinador português a sagrar-se campeão na Liga de futebol dos Emirados Árabes Unidos (EAU), com o Shabab Al-Ahli a vencer fora o Bani Yas, por 2-1.
Dia 12
O canoísta Fernando Pimenta conquista a medalha de ouro na prova de K1 500 metros da I Taça do Mundo de canoagem, enquanto Hélder Silva foi prata em C1 200 metros em Szeged, Hungria.
Dia 13
O Benfica sagra-se bicampeão de andebol feminino, depois de vencer fora o Colégio de Gaia.
O paracanoísta Norberto Mourão conquista o ouro na categoria VL2 200 metros na I Taça do Mundo em Szeged, na Hungria, aumentando para três as medalhas lusas nesta competição da canoagem de velocidade.
Dia 14
O Barcelona conquista o seu 27.º título espanhol de futebol.
O finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris) vence pela segunda vez consecutiva o Rali de Portugal.
Dia 20
O Manchester City sagra-se campeão inglês de futebol pela nona vez.
Dia 27
O Benfica sagra-se campeão português de futebol pela 38.ª vez, depois de vencer em casa o lanterna-vermelha Santa Clara, por 3-0, na 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa.
O Bayern Munique sagra-se campeão alemão de futebol pela 11.ª vez consecutiva e arrecada o 33.º título do seu historial.
O Direito conquista o 12.º título de campeão português de râguebi do seu historial, ao vencer o Cascais por 31-23.
O Famalicão conquista a Taça de Portugal feminina de futebol pela primeira vez, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 2-0, no Estádio Nacional, em Oeiras.
O português Nuno Espírito Santo sagra-se campeão de futebol da Arábia Saudita com o Al Ittihad, deixando sem hipóteses o Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, no triunfo (3-0) sobre o Al Feiha, na 29.ª e penúltima jornada.
O Paris Saint-Germain sagra-se pela 11.ª vez campeão francês de futebol.