MIAC é a única competição que recebe em oitos anos consecutivos uma Taça do Mundo, subindo este ano para 50 pares/grupos e 1200 ginastas
Corpo do artigo
A XIII Maia International Acro Cup e a VIII Maia FIG Acro World Cup vão ocorrer ao mesmo tempo no Complexo Municipal de Ginástica da Maia, entre os próximos dias 6 e 10. Será a maior prova de ginástica acrobática a nível mundial, ao contar com 50 pares/grupos.
Portugal terá seis equipas, sendo quatro delas do Acro Clube da Maia (MIAC): quadra masculina, trio feminino, par feminino e par misto.
A 13ª edição conta com muitos ginastas medalhados nos últimos Campeonatos da Europa e do Mundo e irá assinalar a estreia de mais uma seleção no circuito mundial, a Lituânia.
A organização salienta que, "a evolução qualitativa e quantitativa do Torneio têm sido espetaculares". O presidente do Acro Clube da Maia, Fernando Barros, sublinhou que desde a primeira edição, em 2007, até hoje, "crescemos mais de 1000%". "Aliás, este ano, o número de participantes volta a aumentar. Serão quase 1300 ginastas a participar no MIAC e na Taça do Mundo. Um número recorde, que prova o cariz internacional fortíssimo e o reconhecimento mundial do MIAC."
"Somos a única cidade e a única organização no mundo que viu, até hoje, a atribuição de forma consecutiva de oito etapas da Taça do Mundo de Ginástica Acrobática", acrescenta dirigente.
A prova deste ano terá números nunca vistos na ginástica acrobática, pois serão 1200 ginastas, de 21 países, mais de 150 voluntários, 4500 dormidas no parque hoteleiro da região e mais de 10 000 refeições, prevendo-se o mesmo número de visitantes ao longo de quatro dias. Em jogo estará um prize money de 12 000 euros.