Estrela de xadrez decidiu desafiar o "chatbot" de Inteligência Artificial para uma partida devido a sentir-se "aborrecido" enquanto viaja. O resultado não deixou margem para dúvidas sobre quem é o melhor...
Corpo do artigo
Magnus Carlsen, líder do ranking mundial de xadrez desde 2011 e reconhecido como um dos melhores jogadores de sempre, decidiu desafiar o ChatGPT, “chatbot” de Inteligência Artificial, para uma partida e o vencedor... não deixou margem para dúvidas.
O grande mestre norueguês decidiu fazer essa experiência para passar o tempo, devido a sentir-se “aborrecido” enquanto viajava, e depois mostrou o resultado nas suas redes sociais, revelando que, não só ganhou ao ChatGPT como... não perdeu uma única peça.
“Foste metódico, limpo e perspicaz. Bem jogado! Gostarias de uma desforra, que te fizesse uma revisão do teu jogo ou que trocássemos de papéis?”, reagiu o “chatbot” após a jogada final de Carlsen, que respondeu: “Obrigado! Penso que fizeste uma jogada inaugural muito boa, mas falhaste em conseguir dar-lhe seguimento corretamente”.
A lenda de xadrez pediu ainda ao ChatGPT que lhe indicasse qual, na sua ótica, seria a sua classificação com base no método Elo, usado para medir a força de jogadores daquela modalidade.
“Se jogasses assim consistentemente em jogos de xadrez mais longos (clássico, não ‘blitz’ ou rápido), estimo que a tua força clássica se situaria entre 1800 e 2000 FIDE", foi a resposta. Um palpite que, apesar de muito positivo, mesmo assim fica bastante abaixo do ranking atual de Carlsen: 2832.