Magazine Modalidades: ciclismo foi rei e agora é a vez da Liga Europeia de hóquei em patins
Um fim de semana recheado de eventos no ciclismo, em particular, o Troféu O JOGO/Leilosoc, ganho por Luís Mendonça, que agora tem ambições na Volta a Portugal, antecede outro de grandes decisões: joga-se a Liga Europeia no João Rocha, com Benfica, Sporting, FC Porto e Barcelona e o Andebol 1 está mesmo a entrar na reta final
Corpo do artigo
Que fim de semana e que dias de ciclismo! O entusiasmo iniciou-se há praticamente uma semana, com os bons lugares de Rui Costa na Volta à Romandia, a qual acabaria por terminar em segundo, o seu melhor resultado desde fevereiro de 2017. O português da UAE Emirates só perdeu para Primoz Roglic, provavelmente o mais forte dos candidatos a vencer a Volta a Itália - que arranca sábado em Bolonha e terá Amaro Antunes em estreia -, e ficou à frente de Geraint Thomas, vencedor da última Volta a França.
https://www.facebook.com/RuiAlbertoFariaCosta/photos/a.211647708886387/2436443729740096/?type=3
Entretanto, já se tinha iniciado a Volta às Astúrias, que fechou com Edgar Pinto a entrar isolado em Oviedo, com a camisola da W52-FC Porto vestida. Era a primeira vitória do ano dos portistas no estrangeiro, mas a terceira consecutiva na última etapa asturiana, depois dos êxitos de Raúl Alarcón e Ricardo Mestre.
1125112436888088576
No sábado, arrancou o Troféu O JOGO/Leilosoc, assinalando o regresso deste jornal à estrada como organizador, e foi bonito verificar que equipas e ciclistas se aplicaram a fundo nos dois dias de corrida, numa homenagem à grandiosidade do Grande Prémio O JOGO que se realizara entre 1987 e 1993.
A vitória foi para Luís Mendonça, um caso único no ciclismo nacional, depois de o corredor da Rádio Popular-Boavista superar Jóni Brandão e Rafael Reis na última das sete subidas ao Monte S. Félix, na Póvoa de Varzim. No dia seguinte, em Vieira do Minho, Efapel e W52-FC Porto atacaram a valer os axadrezados, que só tinham quatro ciclistas, mas o final foi com... Jóni Brandão a bater Mendonça num sprint a dois. Uma imagem rara no ciclismo, a de uma etapa discutida entre os dois primeiros da geral. Agora, o paredense aponta à Volta a Portugal, onde sabe que os adversários estarão mais fortes.
De resto, a 81.ª edição da prova-rainha do ciclismo nacional já começa a ganhar forma, indo terminar na Avenida dos Aliados, no final de um contrarrelógio entre Vila Nova de Gaia e o Porto. "Uma homenagem ao Rio Douro", nas palavras do diretor Joaquim Gomes, que prometeu mais novidades "para daqui a um mês".
Mas, voltando ao início, as emoções não se ficaram pelos pedais. Em Penafiel, mais concretamente na marina de Entre-os-Rios, discutiu-se a primeira etapa de três etapas do Campeonato da Europa de Aquabike em motonáutica. Na categoria principal (Runabout GP1), o triunfo foi nacional, com Christophe Agostinho a vencer ali pela terceira vez, indo para as provas da Hungria e Croácia numa posição privilegiada.
Em Jerez de la Frontera, Miguel Oliveira (Tech3) concluiu o Grande Prémio de Espanha, a quarta prova do calendário mundial, em 18.º lugar. Foi o resultado mais modesto na época de estreia em MotoGP, mas o piloto luso terá razões para sorrir: já renovou com a KTM para 2020, teve apoio de sobra nas bancadas espanholas e ficou a saber que a possibilidade de Portugal acolher um Grande Prémio antes de 2021 está em cima da mesa.
1124619426001637377
No Estoril Open, a festa não foi portuguesa como há um ano, sagrando-se vencedor Stefano Tsitsipas. O grego, eliminado nas meias-finais de 2018 por João Sousa, bateu o uruguaio Pablo Cuevas, tendo cada vez mais razões para gostar de Portugal. "Será sempre especial recordar que ganhei aqui o meu primeiro ATP em terra batida, depois de vencer um future em Oliveira de Azeméis", afirmou, novo número nove do ranking.
E para ombrear com dias tão preenchidos e emotivos, mais decisões estão a caminho. A começar por esta quarta-feira, com o clássico entre FC Porto e Sporting (20h30), que poderá ser determinante nas contas do título do Andebol 1. No feriado do Dia do Trabalhador, os dragões triunfaram na Luz (23-28), recuperando os encarnados logo a seguir com uma vitória sobre os leões (26-24). As decisões estendem-se a sábado com a primeira mão da Taça Challenge. O Madeira SAD recebe o CSM Bucareste (15h30), naquele que será um duelo entre Paulo Fidalgo e Paulo Jorge Pereira, que trabalham juntos na Seleção Nacional.
No basquetebol, esta quinta-feira arranca a primeira eliminatória do play-off da Liga Portuguesa com dois jogos agendados (Ovarense-Lusitânia e Oliveirense-Illiabum) - Benfica e FC Porto entram em ação no dia seguinte -, enquanto, no hóquei em patins, todas as atenções estarão voltadas para a final-four da Liga Europeia.
Pela primeira vez, o Pavilhão João Rocha é o palco para acolher, também de forma inédita, três equipas portuguesas: nas meias-finais de sábado, os leões começam por medir forças com o Benfica, seguindo-se um confronto entre FC Porto e Barcelona.
1125708451177488385
Por fim, e no meio de mais um fim de semana repleto no que ao automobilismo diz respeito (há GP de Espanha em Fórmula 1, ePrix do Mónaco na Fórmula E com António Félix da Costa e corrida da Eslováquia em WTCR com Tiago Monteiro), convém dar um salto ao Rali do Chile (WRC), sendo esta a prova que antecede um dos momentos mais aguardados do ano: o Rali de Portugal.