Magazine Modalidades: ainda Miguel Oliveira e o "polémico" Grande Prémio 1000
Conseguirá Miguel Oliveira entrar pela primeira vez no top-10 de MotoGP? Irá Lewis Hamilton vencer a corrida 1000 da Fórmula 1, depois de ter festejado a número 900? Continuará António Félix da Costa a liderar a Fórmula E? Aproxima-se um fim de semana cheio de ação e de interrogações nos desportos motorizados, contrastando com o sentimento pascal que já se vai vivendo nas modalidades coletivas.
Corpo do artigo
Miguel Oliveira já está em Austin, no Texas, onde viveu um dia de descontração antes de tentar, pela terceira vez consecutiva, fazer história no MotoGP: depois da corrida de estreia (17.º) e da que valeu os primeiros pontos (11.º) a meta para o Grande Prémio das Américas (19h00), que tem uma pista desafiante, será entrar no top-10.
https://www.instagram.com/p/BwGbGCpnzXr/?utm_source=ig_web_copy_link
Com os desportos motorizados em alta - Tiago Monteiro abriu o WTCR, no passado domingo, colocando-se no nono lugar - teremos também António Félix da Costa em Roma, para defender a liderança da Fórmula E, o campeonato mais emotivo da atualidade, pois leva seis vencedores em outras tantas corridas. Félix partirá às 16h00 para tentar ser o primeiro a repetir o triunfo.
A Fórmula 1 está na China e festeja o Grande Prémio número 1000, mesmo sabendo que, em rigor, poderá nem ser esse o número. Embora a corrida vá ser só para os verdadeiros apaixonados (partida às 7h10 portuguesas), a verdade é que Lewis Hamilton, candidato a um sexto título mundial, poderá ganhar um lugar especial nesta questão das efemérides. Como? Vencendo, terá duas vezes o nome nesta lista:
Vencedor do Grande Prémio número...
1 Giuseppe Farina
100 Stirling Moss
200 Jackie Stewart
300 Ronnie Peterson
400 Niki Lauda
500 Nelson Piquet
600 Jacques Villeneuve
700 Kimi Raikkonen
800 Fernando Alonso
900 Lewis Hamilton
Por cá, o voleibol vive dias decisivos. O Sporting ganhou o primeiro jogo da final, bem mais emotivo do que o 3-0 final deixa transparecer, e sábado (18h00) será o Benfica a receber os leões na Luz. No feminino, AVF Famalicão e Leixões têm uma vitória cada e fazem domingo (16h00) o terceiro jogo, no pavilhão das Lameiras.
No basquetebol, a Liga Placard parou com o FC Porto na melhor forma da época - 11 vitórias consecutivas, sendo as últimas frente à Oliveirense e ao Benfica, na Luz -, para dar lugar à famosa "Festa". São, mais uma vez, os confrontos entre as seleções regionais de sub-14 e sub-16, em Albufeira, tendo pelo meio o jogo All-Star em versão portuguesa.
Com o hóquei em patins em tempo de Taça de Portugal - já se agendou um Sporting-FC Porto para os quartos de final - e ainda a saborear a jornada de glória europeia do sábado passado, que confirmou o apuramento de FC Porto, Sporting e Benfica para uma final-four da Liga Europeia que terá ainda o Barcelona, é também tempo de paragem no andebol.
A Seleção Nacional tem um duplo confronto com a França, campeã mundial, e pode encará-lo com um à vontade raramente visto: mesmo perdendo, sabe que será em junho, frente a Roménia e Lituânia, que decidirá o apuramento para o Europeu de 2020, podendo bastar uma vitória perante esses rivais.