Após ter-se sagrado campeão distrital de futsal de forma polémica, o Mação assegura que a Associação de Futebol de Santarém foi informada na véspera do jogo sobre as "condicionantes" do Benavente, avisando ainda que irá responder judicialmente às "acusações graves" de que tem sido alvo.
Corpo do artigo
A Associação de Futebol de Santarém (AFS) anunciou na noite de segunda-feira que não vai homologar a polémica vitória por 60-0 do Mação frente ao Benavente, resultado que ditou a conquista do campeonato distrital de futsal.
Horas antes, o Mação garantiu, por via de comunicado, que vai avançar judicialmente em resposta às "acusações graves" de que tem sido alvo devido à partida. O clube acrescenta que a AFS foi informada na véspera do jogo sobre as "condicionantes" do Benavente e que deveria ter sido o organismo a "tentar encontrar uma solução ética para a resolução do problema".
O Mação reitera que sempre se mostrou disponível para jogar noutra data ou horário e defendeu que, fruto da sua incapacidade para disputar a Taça Nacional, o Vitória de Santarém deve ser o emblema a representar o distrito na prova, ficando com a sua vaga.
16320011
Leia o comunicado na íntegra:
"O Mação Futebol Clube vem, por este meio, prestar os devidos esclarecimentos sobre os factos ocorridos no passado dia 6 de Maio.
Para aqueles que agora comentam o acontecimento do jogo Mação FC contra o Benavente FCA, damos a conhecer alguns factos: o Mação FC fez os primeiros 4 meses de época em casa emprestada, desde treinar em Gavião, jogar em Vila de Rei, sempre com a "casa às costas", sendo um esforço enorme para um Clube com 2 épocas de reativação.
Apesar destas adversidades, conseguiu chegar à última jornada em igualdade pontual com o Vitória CS, com todo o mérito e esforço de um grupo de jogadores incansáveis, estando, por isso, tudo em aberto para a última jornada em termos classificativos.
Para aqueles que acham que ter camisolas de campeão prontas é uma indicação de algo menos ético, nas últimas 5 épocas, em 10 jogos realizados entre as duas equipas, o Vitória CS contava com 2 vitórias e 8 derrotas perante o GRUDER. Perante este facto, quem achar que isto não seria suficiente para ter camisolas prontas, é porque saberia que a vitória em Santarém era garantida para o VCS.
A proximidade de AFS e Vitória CS é normal que exista, pois é muito meritório o trabalho desenvolvido, ao longo dos anos, pelo VCS na formação e reconhecido por todos a nível regional e nacional. Contudo, não dá o direito a que honra do Mação FC seja posta em causa desta forma!
As acusações de que o Mação FC está a ser alvo são graves e o Clube não as irá deixar passar em claro, sem as devidas diligências legais.
Sabendo a AFS das condicionantes do BFCA apresentadas na véspera do jogo e estando nomeado um representante da mesma no Pavilhão, devia ter sido a AFS a primeira a tentar encontrar uma solução ética para a resolução do problema, pois o Mação FC sempre mostrou abertura para jogar noutra data ou horário, devendo a AFS fazer uma reflexão sobre casos idênticos que ocorrem nos mais diversos campeonatos organizados pela mesma e que não têm o mesmo tratamento.
Para aqueles que agora colocam a nossa ética em causa, será que resultados de 34 a 0 (zero) num jogo de infantis são éticos e respeitam os valores da formação?
Perante os factos e sabendo o Mação FC que a tradição seria o Campeão Distrital ser designado pela AFS para disputar a Taça Nacional e sabendo que o Mação FC não está em condições de poder participar em Campeonatos Nacionais na próxima época, entende este Clube, para bem do futsal distrital, que deverá ser indicado o VCS para representar o distrito na Taça Nacional.
No entanto, a homologação dos resultados deve ser feita pela AFS, tendo em conta que todos os regulamentos foram cumpridos no jogo do dia 6 de Maio, que resultaram com o Mação FC campeão.
O Mação FC está e estará sempre disponível para o apuramento de toda a verdade, pois o bom nome do Clube não pode ser colocado em causa por algo que lhe é completamente alheio.
Face ao exposto, o Mação FC estará atento e não hesitará em atuar judicialmente contra aqueles que coloquem o bom nome da instituição em causa."
16318530