Shaquille O'Neal reagiu aos relatos que apontam para condição física de Luka Doncic como sendo o motivo que motivou a sua surpreendente saída dos Dallas Mavericks para os Los Angeles Lakers
Corpo do artigo
Shaquille O'Neal reagiu esta quarta-feira aos relatos na imprensa dos Estados Unidos que apontam para a condição física de Luka Doncic como tendo sido o motivo que levou à sua surpreendente mudança dos Dallas Mavericks para os Los Angeles Lakers, por troca com Anthony Davis.
Em declarações à TNT Sports, o lendário poste dos Lakers, que também enfrentou críticas pelo peso durante a sua carreira, começou por recordar que, quando jogava, havia vários “métodos” para que os basquetebolistas se colocassem rapidamente em forma.
“Eu não fazia exercício durante o verão, porque tinha obrigações, família, filhos, e tinha o meu próprio método para ficar em forma, que funcionava para mim. Existem muitos dos chamados métodos para consegui-lo. Pões-te em forma e tornas-te num membro do ‘Hall of Fame’ na primeira votação, ganhas inclusive três campeonatos seguidos. Esse é o teu caminho. Fi-lo à minha maneira e estou contente com a forma como o fiz”, começou por afirmar o atual comentador, de 52 anos, antes de defender que, na sua ótica, Doncic “não parece estar em má forma”.
“Preciso de saber qual é o termo. Quando dizes estar fora de forma, está gordo? Tem abdominais? Estamos a falar de massa corporal? É porque um dos meus melhores amigos disse-me: ‘Um Luka Doncic gordo é melhor do que 99,9% dos bases da NBA’. Em forma, Luka... cinco anos na Equipa do Ano da NBA. Um Luka gordo ou a sua versão fora de fora, esteve cinco anos na Equipa do Ano da NBA. Se esse é o caso e o deixaram ir, obviamente que têm de culpar a gestão dos Mavericks, porque há maneiras melhores de gerir isso”, apontou.
O base esloveno deixou os Mavs numa troca com o poste Anthony Davis, que fez o caminho inverso, após conduzir a equipa à final da NBA em 2024, perdida para os Boston Celtics, do português Neemias Queta.
Os problemas físicos que têm afetado Luka Doncic estão a ser apontados como a razão que levaram os Mavericks a avançar para esta troca inesperada, com o esloveno a alinhar em apenas 22 dos 49 jogos da equipa esta temporada.
O acordo entre os Lakers e os Mavericks também inclui a chegada a Dallas do poste Max Christie e de uma escolha de primeira ronda do ‘draft’ em 2029, enquanto Maxi Kleber e Markieff Morris seguem com Doncic para a formação californiana.
Ainda no âmbito do acordo, os Utah Jazz vão receber o extremo dos Lakers Jalen Hood-Schifino.