Luís Montenegro vibra com vitória de João Almeida: "Raça lusitana e garra portuguesa"
João Almeida (UAE Emirates) venceu a Volta à Suíça, ao triunfar na oitava e última etapa
Corpo do artigo
João Almeida (UAE Emirates) venceu este domingo a Volta à Suíça, ao triunfar na oitava e última etapa em cronoescalada, em que anulou a diferença de 33 segundos para o então líder, o francês Kévin Vauquelin (Arkéa-B&B Hotels).
Um triunfo - terceira vitória de João Almeida este ano, a juntar Volta à Romandia e ao País Basco - que mereceu rasgados elogios do primeiro-ministro Luís Montenegro: "Parabéns, João Almeida, pela vitória na Volta à Suíça em bicicleta! Extraordinária demonstração de capacidade de superação ao vencer o contra-relógio de hoje e completar uma 'remontada' espetacular. Mais um exemplo ao mais alto nível desportivo da raça lusitana e da garra portuguesa!", pode ler-se numa publicação na rede social X, antigo Twitter.
O ciclista português terminou a Volta à Suíça em 29:29.01 horas, com uma vantagem de 1.01 minutos sobre o francês Kévin Vauquelin e 1.58 sobre o britânico Oscar Onley.
João Almeida, que em 2024 foi segundo, junta a Volta à Suíça aos triunfos na Volta à Romandia e ao País Basco e passa a integrar um grupo restrito de ciclistas que conseguiu três vitórias na mesma época em provas de uma semana do World Tour.