Los Angeles'2028 terá paridade entre géneros em equipas, mas com mais atletas femininas
Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, haverá pelo menos o mesmo número de equipas femininas e masculinas em todas as modalidades coletivas
Corpo do artigo
O Comité Olímpico Internacional emitiu um comunicado, esta quarta-feira, onde garante o compromisso com a igualdade de género.
“A igualdade de género foi uma consideração importante ao decidir sobre a quota de atletas e o número de eventos. No programa desportivo inicial, com 10 500 atletas, o número de atletas do sexo feminino é de 5 333 e o número de atletas do sexo masculino é de 5 167. Os desportos adicionais adicionam 322 atletas do sexo feminino e 376 atletas do sexo masculino. Além disso, seis eventos mistos foram adicionados ao programa do evento. Dos 351 eventos, há 161 eventos femininos, 165 masculinos e 25 mistos”, pode ler-se na nota. No total, serão 351 eventos de medalhas, um acréscimo de 22 em relação aos Jogos Olímpicos de Paris de 2024.
Para garantir essa igualdade o COI anunciou mudanças em algumas modalidades. No futebol, pela primeira vez na história, vão haver mais equipas femininas (16) a competir do que masculinas (12). No boxe, foi adicionada uma categoria de peso feminino. No polo aquático foram adicionadas duas equipas femininas para garantir o mesmo número de equipas e de atletas. Além disso, modalidades como tiro com arco, atletismo, golfe, ginástica, remo, sprint de praia e ténis de mesa terão a inclusão de novos eventos mistos.
“O programa do evento para o LA28 foi desenvolvido com base nas solicitações enviadas pelas Federações Desportivas Internacionais ao COI”, conclui o comunicado.