
WSE RH/António Lopes
Equipa de Oliveira de Azeméis entrou a perder mas a dois minutos do intervalo colocou-se na frente e foi ampliando a vantagem na segunda parte. Este domingo, discute com o Sporting o primeiro lugar do Grupo B da Liga Europeia.
A Oliveirense venceu o Reus por 1-5, naquela que foi a sua estreia no Grupo B da Liga Europeia, a disputar-se no Luso, um dia depois de os catalães terem perdido com o Sporting na primeira jornada. Este domingo, a equipa de Paulo Pereira luta pelo primeiro lugar com o Sporting.
Em apenas dois minutos de jogo, Joan Salvat, na área, junto ao poste direito de Puigbi, aproveitou uma falha de marcação da Oliveirense para colocar o Reus na frente, o qual teve oportunidade para dilatar a vantagem, aos 9', não fosse Puigbi ter travado o penálti de Àlex Rodríguez.
A Oliveirense chegou ao empate a cinco minutos do intervalo com uma ação individual de Ferruccio, que percorreu a pista toda junto à tabela e atirou ao segundo poste. A dois minutos do fim da primeira parte, Lucas Martinez, numa ação semelhante, mas do lado esquerdo: tirou um defensor da frente e bateu Ballart. Foi assim que antes do intervalo a formação de Oliveira de Azeméis conseguiu a liderança do encontro.
Lucas Martinez a entrar na área, após ataque rápido, marcou aos 28', dando à Oliveirense uma vantagem mais confortável num início de segunda parte em que a 10.ª falta do Reus caiu mas Lucas Martinez não aproveitou. A Oliveirense acabaria mesmo por chegar aos três golos de vantagem com Marc Torra a marcar de livre direto, depois do cartão azul a Àlex Rodríguez. Aos 36', após ataque rápido, Jorge Silva, detrás da baliza, assistiu Ferruccio, que na cara de Ballart fez o 5-1.
A vantagem de quatro golos manteve-se na 10.ª falta, porque Puigbi defendeu o livre direto de Marc Julià, a cinco minutos do fim.
De todas as equipas presentes nesta fase de grupos da Liga Europeia apenas a Oliveirense nunca venceu a prova, tendo estado em duas finais, perdidas para o Benfica (2015/16) e Reus (2016/17).
Recorde-se que a Liga Europeia, devido à pandemia, é disputada por apenas nove equipas e de forma concentrada, no Luso. As equipas estão divididas em três grupos, apurando-se para a final-four (15 e 16 de maio, no Luso) os primeiros classificados e ainda o melhor segundo.
REUS 1
OLIVEIRENSE 5
Pavilhão Municipal do Luso
Árbitros: Rui Torres (Por) e Daniel Villar (Esp)
REUS: Càndid Ballart (Gr), Ferran Giménez, Joan Salvat (1), Romà Bancells e Marc Julià - cinco inicial -; jogaram ainda: Diego Rojas, Àlex Rodríguez, Felipe Castro e Pablo Nájera.
TR: Jordi García
OLIVEIRENSE: Xavier Puigbí (Gr), Pedro Moreira, Marc Torra (1), Jorge Silva e Vítor Hugo - cinco inicial -; jogaram ainda: Jordi Bargalló, Lucas Martínez (1), Henrique Magalhães e Franco Ferruccio (3).
TR: Paulo Pereira
Intervalo: 1-2
GRUPO B
POS. EQUIPA J V E D GM-GS P
1.º Oliveirense 1 1 0 0 5-1 3
2º Sporting 1 1 0 0 5-3 3
3.º Reus 2 0 0 2 4-10 0
SEXTA-FEIRA (9 de abril)
1.ª JORNADA
GRUPO A FC Porto-Noia 7-4
GRUPO B Sporting-Reus 5-3
GRUPO C Barcelona-Liceo 2-2
SÁBADO (10 de abril)
2.ª JORNADA
GRUPO A Noia-Barcelos 5-5
GRUPO B Reus-Oliveirense 1-5
GRUPO C Liceo-Benfica 18h00
DOMINGO (11 de abril)
3.ª JORNADA
GRUPO A Barcelos-FC Porto 14h00
GRUPO B Oliveirense-Sporting 17h00
GRUPO C Benfica-Barcelona 20h00
