Liga Europeia de andebol: golo de Mamadou Gassama dá vitória ao Sporting na estreia

Mamadou Gassama marcou o golo da vitória
Álvaro Isidoro / Global Imagens
Sporting triunfou sobre os suíços do Kadetten Schaffhausen.
O golo de Mamadou Gassama a dois segundos do final do jogo deu esta terça-feira a vitória ao Sporting (29-28) frente aos suíços do Kadetten Schaffhausen na primeira jornada do grupo D da Liga Europeia de andebol.
Apesar dos leões terem estado a correr atrás do resultado praticamente o jogo todo, no qual foi notória alguma falta de serenidade nos momento-chave, a verdade é que o triunfo acabou por cair para o lado da formação de Alvalade depois dos helvéticos terem estado com cinco golos de vantagem, já na segunda parte.
Os leões entraram com o pé esquerdo no jogo e rapidamente se encontraram a perder por 2-0. Só depois dos seis minutos é que chegaram à igualdade, depois dos golos de Francisco Costa e Jonas Tidemand, tendo Francisco Tavares desperdiçado, pelo meio, um livre de sete metros.
Aos 12 minutos, Jens Schongarth colocou os vice-campeões nacionais na condição de vencedores e a partir daí o Sporting procurou ser mais cínico no ataque.
Contudo, apesar de pausar mais o jogo, foi sentindo grandes dificuldades para passar a barreira dos dois golos de vantagem até que, aos 20 minutos, depois de dois contra-ataques desperdiçados, os suíços restabeleceram a igualdade por intermédio de Marvin Lier (7-7) e, aos 21, Samuel Zehnder voltou a colocar o Kadetten a vencer (8-7).
Ao intervalo, o resultado era pesado para aquilo que o Sporting fez em campo, mas a verdade é que os helvéticos tiveram melhor organização defensiva, fator que foi fulcral, já que nas tentativas de chegar ao golo os "leões" não se souberam reajustar e acabaram surpreendidos.
Na segunda parte, a vencer por três golos, o Kadetten procurou "deitar gelo" no jogo, mas os golos de Edmilson Araújo, Salvador Salvador relançaram o encontro.
Tal como na primeira parte, quando o Sporting tentava chegar ao terceiro golo de vantagem, foi notória a falta de tranquilidade para conseguir igualar rapidamente o jogo. Exemplo disso é o remate não convertido de Jens Schongarth, aos 38, e que na jogada seguinte permitiu aos forasteiros fazerem o 14-12, por intermédio de Luka Maros.
Os cinco golos de vantagem (17-12), aos 41 minutos, permitiam à equipa orientada por Adalsteinn Eyjolfsson jogar com o cronómetro, com o objetivo de aproveitar os erros do Sporting.
Nos últimos 10 minutos, o jogo entrou numa fase mais física, com muitos contactos e muitas quedas, mas, ainda assim, o Sporting foi conseguindo amortecer a desvantagem e aos 54 estava a apenas um golo da igualdade (23-24) e que deixaria antever uma ponta final louca, até que Natàn Suárez, aos 55, fez o empate.
Daí até ao apito final foi ataque e resposta dos dois lados até que, a um minuto do final, Jonas Schelker colocou o Kadetten a vencer, e, a 17 segundos, Mamadou Gassama fez a igualdade (28-28), acabando por dar o triunfo aos "leões" no cair do pano.
Jogo no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.
Sporting - Kadetten Schaffhausen, 29-28.
Ao intervalo: 9-12.
Sob a arbitragem dos suecos Rickard Canbro e Jasmin Kliko, as equipas alinharam e marcaram:
- Sporting (29): Manuel Gaspar, Edmilson Araújo (2), Jonas Tidemand (2), Carlos Ruesga, Francisco Tavares, Jens Schongarth (3) e Josep Folquès. Jogaram ainda: Matevz Skok, Francisco Costa (6), Natàn Suárez (4), Salvador Salvador (4), Erekle Arsenashvili, Mamadou Gassama (8), Duarte Seixas e Martim Costa.
Selecionador: Ricardo Costa.
- Kadetten Schaffhausen (28): Kristian Pilipovic, Dimitrij Kuttel (3), Jonas Schopper, Marvin Lier (2), Lukas Maros (4), Jonas Schelker (3) e Nik Tominec (3). Jogaram ainda: Samuel Zehnder (9), Torben Matzken (1), Erick Schmidt, Ephrahim Jerry (1), Philip Novak, Maximilian Gerbl (1), Zoran Markovic e Lukas Herburger (1).
Selecionador: Adalsteinn Eyjolfsson.
Assistência: Cerca de 1.000 espectadores.
