Sessão de qualificação realizou-se este sábado, no circuito de Portimão
Corpo do artigo
O britânico Lewis Hamilton arrecadou este sábado a pole position no Grande Prémio de Portugal, que decorre no Autódromo Internacional do Algarve.
Vai ser a 12.ª vez esta temporada que a Mercedes vai largar do primeiro lugar da grelha de partida (um pleno), a primeira de sempre em Portugal; e a 97.ª da carreira de Hamilton, que garantiu a "pole" já nos últimos instantes, quando esta parecia estar nas mãos de Valtteri Bottas, o piloto que dominou as sessões de treinos livres em Portimão.
Hamilton teve como volta mais rápida 1m16,652s, à frente de Bottas por 102 milésimos e de Max Verstappen (Red Bull) por 252.
Numa sessão que começou atrasada meia hora, pelo facto de ser preciso restaurar uma tampa do sistema de escoamento que tinha saltado à passagem de Vettel no final dos terceiros treinos livres, começaram por ser eliminados Kimi Raikkonen (Alfa Romeo), Antonio Giovinazzi (Alfa Remo), Romain Grosjean (Haas), Kevin Magnussen (Haas) e Nicholas Latifi (Williams).
George Russell (Williams) deixou o veterano finlandês pelo caminho à última tentativa, mas não resistiu na Q2. Ainda assim, fez melhor que Sebastian Vettel (Ferrari), que foi apenas 15.º e leva oito Grandes Prémios seguidos fora do top-10.
Na Q3, só Daniel Ricciardo não conseguiu andar, depois de ter danificado o carro com uma saída pista na reta final da segunda qualificação.
Eis a grelha de partida para o GP de Portugal, cuja corrida se inicia este domingo pelas 13h10.
1320013610521907200