Lendário Gregg Popovich transita para presidente de operações dos San Antonio Spurs
O agora antigo treinador sofreu um derrame cerebral sofrido em novembro de 2024
Corpo do artigo
O lendário treinador Gregg Popovich vai assumir o cargo de diretor de operações de basquetebol dos San Antonio Spurs, equipa da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), depois do derrame cerebral sofrido em novembro, anunciou esta sexta-feira a franquia.
“Os San Antonio Spurs anunciaram hoje que Gregg Popovich vai transitar de treinador principal para presidente de operações de basquetebol. Em 29 temporadas como treinador dos Spurs, Popovich somou 1.422 vitórias na fase regular, o que é o recorde na história da NBA”, recordam, em comunicado.
No final de fevereiro, o técnico já tinha comunicado aos jogadores que não voltaria ao banco da equipa na época 2024/25.
O técnico, de 76 anos, sofreu um derrame cerebral em 02 de novembro, antes de um jogo com os Minnesota Timberwolves e, dois dias depois, foi anunciado que estaria ausente do banco por tempo indeterminado, por problemas de saúde.
“Ainda que o meu amor e paixão pelo jogo se mantenham intactos, é altura de deixar de ser treinador principal. Serei para sempre grato aos maravilhosos jogadores, treinadores, staff e fãs que me permitiram servi-los enquanto treinador dos Spurs. Estou entusiasmado pela possibilidade de continuar a apoiar esta organização, a comunidade e a cidade, que tanto significam para mim”, salienta, citado em comunicado.
Gregg Popovich é considerado um dos melhores treinadores da história e comandava os Spurs desde a época 1996/97, tendo liderado a equipa na conquista de cinco títulos, em 1999, 2003, 2005, 2007 e 2014, com a ajuda de jogadores como Tim Duncan, David Robinson, Tony Parker e o argentino Manu Ginóbili.
O agora novo presidente de operações dos Spurs comandou também a seleção dos Estados Unidos, conquistando o ouro olímpico em Tóquio2020.