LeBron James, dos LA Lakers, tornou-se no melhor marcador da história da Liga norte-americana (NBA) ao ultrapassar os 38.387 pontos, o anterior recorde detido pelo lendário Kareem Abdul-Jabbar.
Corpo do artigo
O extremo LeBron James qualificou esta quarta-feira de "surreal" o facto de se ter tornado recordista de pontos na fase regular da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA), um objetivo que nunca perseguiu.
"É surreal porque nunca foi um objetivo que tenha estabelecido. Nunca quis ser, verdadeiramente, o melhor marcador, mas, agora, estou feliz por ser", afirmou LeBron James, após marcar 38 pontos na derrota dos Lakers na receção aos Oklahoma City Thunder, por 133-130.
O extremo, que já conquistou quatro títulos na NBA (2012, 2013, 2016 e 2020), fixou em 38.390 pontos o recorde na fase regular da mais importante liga de basquetebol, superando por três pontos o anterior máximo (38.387), que pertencia ao antigo poste Kareem-Abdul Jabbar desde 1989.
"Sei que posso jogar ainda durante mais alguns anos. Sei como me sinto e a forma como o meu corpo está a reagir nesta época. Tudo dependerá do meu estado de espírito. Se sentir que tenho motivação suficiente para disputar títulos, sinto que ainda conseguirei fazê-lo", observou.
15800949
Aos 38 anos e após 20 temporadas na NBA, "King" James espera apenas poder continuar a dar o melhor de si em cada jogo: "É uma sensação assaz surrealista poder jogar a este nível 20 anos depois da minha estreia e estar no auge das minhas capacidades", desabafou.
"O que será realmente interessante é ver até onde chegará", assinalou Kareem-Abdul Jabbar, de 75 anos, uma das maiores referências da equipa de Los Angeles, que assistiu ao encontro e cujo anterior recorde nunca tinha sido anteriormente ameaçado.
15800903
Karl Malone tinha ficado a 1.459 pontos de distância de Kareem-Abdul Jabbar - que se sagrou seis vezes campeão na NBA -, Kobe Bryant a 4.744 pontos e Michael Jordan a 6.095 pontos.
"A carreira de LeBron é própria de um jogador que dominou a modalidade. Tinha força e talento para chegar a esta liga e o seu impacto dura há 20 anos", afirmou Kareem-Abdul Jabbar, que terminou a carreira, precisamente, após 20 temporadas na NBA.