O antecessor, Francisco, era um conhecido adepto de futebol, em concreto do San Lorenzo da Almagro, da sua Argentina natal
Corpo do artigo
Conhecida a identidade do novo Papa, uma das curiosidades que quase de imediato se levantaram em torno de Robert Francis Prevost Martínez foi se teria a mesma inclinação para o desporto do antecessor, o Papa Francisco. Jorge Bergoglio, anterior inquilino do Vaticano, era um fervoroso adepto do San Lorenzo de Almagro, clube da sua Argentina natal, tendo inclusivamente dado uns pontapés na bola, embora tivesse pouco jeito, como chegou a admitir.
Agora, é um norte-americano que ocupa o cargo de Sumo Pontífice e numa entrevista ao site da Ordem de Santo Agostinho, em setembro de 2023, revelou considerar-se "um jogador de ténis amador". "Desde que deixei o Peru, tive poucas oportunidades para treinar, portanto, tenho muita vontade de voltar ao court", declarou ainda.
Leão XIV é também adepto de basebol e em particular dos Chicago White Sox, esclareceu o irmão a meios norte-americanos, que especulavam se seria, ao invés, fã dos Cubs (ver vídeo em baixo). Segundo uma publicação do Chicago Sun Times, com registo fotográfico do momento, Prevost esteve mesmo num jogo da World Series dos White Sox, em 2005.
Ainda na área do desporto, a NCAA, liga universitária de basquetebol norte-americana, felicitou o novo Papa por ter estudado na Universidade de Villanova, na Pennsylvania, pois esta é agora a única a ter uma equipa que já venceu o campeonato e um antigo aluno como Sumo Pontífice.
Diz-se, também, em várias fontes internacionais, que Robert Prevost aprecia o futebol de seleções, nomeadamente os grandes torneios.
Como curiosidade, refira-se que o anúncio da eleição de Leão XIV como Papa ocorreu durante a realização do torneio do ATP Masters 1000 em Roma e durante um intervalo na partida entre Fabio Fognini e Jacob Fearnley a organização da competição aproveitou para passar nos ecrãs gigantes a novidade.