Lagisquet: "Austrália? Se tivermos muita sorte, talvez tenhamos uma hipótese..."
Questionado sobre se Portugal pode ambicionar vencer os "wallabies", no encontro da quarta jornada do Grupo C do Mundial de râguebi, Patrice Lagisquet disse ter "a certeza" de que "nunca fariam essa pergunta antes do início da competição".
Corpo do artigo
Portugal pode ter "uma hipótese muito pequena" de vencer a Austrália no Mundial de râguebi, no domingo, se tiver "muita sorte", disse esta sexta-feira o selecionador Patrice Lagisquet, na conferência de imprensa de antevisão do encontro, em Saint-Étienne.
Questionado sobre se Portugal pode ambicionar vencer os "wallabies", no encontro da quarta jornada do Grupo C, o técnico disse ter "a certeza" de que "nunca fariam essa pergunta antes do início da competição" e recordou a diferença entre as duas equipas.
"É fantástico ouvir toda a gente a perguntar se pensamos que podemos ganhar à Austrália, mas não se esqueçam de que somos o 16.º país no ranking e enfrentamos uma equipa que está habituada a jogar a este nível, com jogadores muito bons e um treinador muito bom", comentou Lagisquet.
Por isso, lembrou que a sua equipa "só tem de focar-se no que pode fazer" e que "pensar que temos uma boa hipótese de ganhar" é apenas "a melhor forma de ganhar excesso de confiança e de cometer erros".
"O que temos é de tentar competir, como fizemos contra o País de Gales, e depois veremos o que acontece. Se tivermos muita sorte, talvez tenhamos uma hipótese muito pequena", concluiu.
Sobre as quatro alterações entre os oitos jogadores do "pack" avançado, o técnico assumiu que "alguns jogadores começam a ficar cansados", pois "é difícil jogar três jogos consecutivos a este nível".
"Não estamos habituados a isso e também temos de refrescar. Mas o objetivo é o mesmo, que é sermos capazes de competir do primeiro ao último minuto do jogo", definiu.
Por fim, questionado sobre o facto de ter sido nomeado um árbitro da Geórgia, país que pode disputa o mesmo grupo que Portugal, Lagisquet frisou que tem "muito respeito pelos árbitros a este nível" e que não tem dúvidas "do que pode fazer".
"É um árbitro muito bom, sei que vai lutar para arbitrar nos quartos de final e se não arbitrar bem não vai estar nessa fase", resumiu.
Ao lado do técnico, também o capitão de equipa, Tomás Appleton, destacou as diferenças entre as duas equipas e considerou que o importante é ter "um bom equilíbrio entre ser uma equipa ambiciosa" para querer ganhar à Austrália e, mesmo assim, "ter os pés na terra".
"É verdade que acreditamos numa vitória, mas ela está muito, muito, muito lá ao fundo. Vamos ter de trazer o nosso melhor jogo e as coisas têm de correr relativamente mal à Austrália para os astros se alinharem de forma a conseguirmos uma vitória. Mas não faz sentido entrarmos em campo no domingo se não pensarmos em ganhar", afirmou.
Portugal defronta a Austrália no domingo, em partida da quarta jornada do Grupo C do Campeonato do Mundo de râguebi França'2023 agendada para as 16h45 (hora de Portugal continental), no Estádio Geoffroy-Guichard, em Saint-Étienne, com arbitragem do georgiano Nika Amashukeli.
A seleção portuguesa, orientada pelo francês Patrice Lagisquet, folgou na primeira jornada da competição, perdeu com o País de Gales (28-8) na segunda ronda e empatou com a Geórgia (18-18) no sábado.
Após o jogo com a Austrália, os lobos têm ainda uma partida agendada com as Ilhas Fiji, em 8 de outubro, que encerra a fase de grupos do França'2023.
O Campeonato do Mundo de râguebi França'2023 teve início em 8 de setembro e disputa-se até 28 de outubro.
17089988
17092854