Foi apenas o segundo triunfo do britânico do mundial de ralis.
Corpo do artigo
Kris Meeke chegou a Portugal com apenas 1 ponto conquistado nesta temporada do mundial de ralis e na 21ª posição. Poucos - se é que alguns - o considerariam candidato à vitória, mas a verdade é que Kris Meeke dominou este Rali de Portugal, vencendo oito das 12 primeiras especiais, conseguindo mais de um minuto de vantagem, levantando depois o pé nas restantes, gerindo uma vantagem que se revelou preciosa. "Não podia ter feito mais. Estou muito contente", declarou no final da prova lusa.
Meeke, de 36 anos, está a participar nesta temporada quase já em preparação da próxima. A Citroën assumiu desde cedo que 2016 seria um ano de restruturação e preparação do DS3 para que, em 2017, a marca possa voltar aos tempos em que dominava o Mundial. O britânico, que até agora só tinha vencido um rali do campeonato do mundo, na Argentina, em 2015, não ligou a essas contas e ganhou tempo quando tinha de ganhar, controlou a concorrência, quando chegou a devida altura.
Nascido da Irlanda do Norte, Kris Meeke é o primeiro piloto britânico a vencer o Rali de Portugal desde 2000, quando Richard Burns tinha, também ele, sucedido ao já falecido Colin McRae, vencedor em 1999.