A Kia, que na última década tem dado vários saltos de qualidade e aqui consegue mais um, mantém ainda a sua saudável tendência de apresentar preços concorrenciais.
Corpo do artigo
A primeira viagem foi curta, muito calma e quase toda em auto-estrada. O Kia XCeed revelou-se suave, confortável e no final indicava um consumo de 5,5 l/100 km, muito abaixo do previsto; a segunda, quase em sentido inverso, iniciou-se pressionando o botão do segundo modo de condução, o Sport, e... surpresa! Em paralelo com a mudança do ecrã digital, onde surgiu um enorme conta-rotações, ouviu-se um rugido dos 140 cavalos e subitamente o SUV compacto transfigurou-se, ficou nervoso e pronto para acelerações súbitas. Os consumos, naturalmente, dispararam para a casa dos 8 a 9 litros.
Este Kia de nova geração, tendo a quarta carroçaria da família Ceed, tem-se destacado pela aparência. A marca coreana decidiu chamar-lhe CUV, querendo significar Crossover Utility Vehicle, para o distinguir da maioria dos SUV e chamar a atenção para as formas a lembrar um coupé, evidentes na traseira de aparência baixa e uma aparência mais desportiva.
Na realidade, ao XCeed não falta espaço, tanto no interior como numa bagageira que, sendo funda, possui 426 litros (1378 de bancos rebatidos). Assim como não falta estilo, pois o apelo a um público jovem começa por aí, nos bancos de padrão inédito para a versão de cor amarela - a negra é toda mais sóbria - e no ecrã multimédia que combina três visores, permitindo ver a música, o GPS e as performances, por exemplo.
Se o estilo convence, a opção por dois modos de condução bem distintos faz o resto. A gestão da caixa automática de sete velocidades - e parametrização do motor - leva a que em modo Sport o XCeed 1.4 T-GDI esteja praticamente sempre acima das 2000 rotações, percebendo-se bem a potência dos 140 cavalos e o binário de 242 Nm. Se a marca indica uma média de consumos de 6,8 l/100 km, eles são difíceis de manter não só no "modo lobo" como no imenso trânsito natalício, mas provou-se que em "andamento cordeiro" até podem ser inferiores.
A Kia, que na última década tem dado vários saltos de qualidade e aqui consegue mais um, mantém ainda a sua saudável tendência de apresentar preços concorrenciais. O XCeed ensaiado - 1.4 T-GDI 140 CV 7DCT Tech - está a ser comercializado a 28 490 euros, em preço de campanha de lançamento (desconto de 4750 euros), mas os valores dos motores a gasolina começam nos 21990 euros do 1.0 T-GDI, que debita 120 cavalos. Há ainda duas versões do diesel 1.6 CRDi, de 115 cavalos (a partir de €26840) ou 136 cavalos (€29340 de caixa manual ou €31340 com a automática).