Francês fugiu na última subida da corrida de Imola e terminou isolado. O belga Wout Van Aert e o suíço Marc Hirschi ficaram com as restantes medalhas e Rui Costa foi 26.º
Corpo do artigo
O francês Julian Alaphilippe é o novo campeão mundial de estrada, tendo terminado isolado a corrida de 258 km disputada em Imola. Rui Costa foi o melhor português, na 26.ª posição, a 2m03 do francês.
Alaphilippe, de 28 anos, já venceu o Milão-Sanremo e cinco etapas na Volta a França, mas o seu melhor resultado no Mundial era um oitavo lugar. No circuito de Imola, atacou na última das nove voltas, e já perto do topo da última subida, nunca mais sendo encalçado.
No encalço do francês formou-se um pequeno grupo, com o favorito Wout Van Aert, belga que seria segundo, o suíço Marc Hirschi, que seria terceiro, o polaco Michal Kwiatkowski, o dinamarquês Jakob Fuglsang e o esloveno Primoz Roglic, que terminariam por esta ordem, a 26 segundos.
Rui Costa, que na penúltima volta já sentira o impacto de um ataque de Tadej Pogacar, um dos heróis da corrida, chegou num quarto grupo de perseguidores, em 26.º e a 2m03s.
Nelson Oliveira foi 38.º, a 8m49s, tendo Rúben Guerreiro e Ivo Oliveira desistido. Só 52 ciclistas terminaram o Mundial.