Abraça o desafio como coordenadora do judo no clube da Luz
Corpo do artigo
Telma Monteiro colocou o ponto final, aos 38 anos, numa vitoriosa carreira no judo. O Benfica, clube que representa, anunciou a despedida esta segunda-feira, acrescentando ainda que a agora ex-atleta vai exercer as funções de coordenadora do judo no clube da Luz.
"O Sport Lisboa e Benfica enaltece a enorme dedicação e espírito competitivo de Telma Monteiro numa longa e profícua carreira que elevou o prestígio do judo português. No clube do coração desde julho de 2007, contribuiu decisivamente para o crescimento e desenvolvimento da modalidade no Benfica. Considerada a melhor judoca portuguesa de todos os tempos, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, tendo ainda participado nas Olimpíadas de 2004, 2008, 2012 e 2020. Quatro medalhas de prata e uma de bronze compõem o seu currículo em Campeonatos do Mundo", pode ler-se no site oficial das águias.
"Com resiliência, uma ímpar Telma Monteiro alcançou elevado e consistente respeito internacional – chegou a ser líder do ranking mundial em 2015 na categoria −57 kg –, foi a judoca mais medalhada da história dos Campeonatos da Europa, competição que venceu por seis vezes, em duas edições obteve o segundo lugar e em sete o terceiro. Manteve-se em plano de destaque durante anos consecutivos, a subir ao pódio com regularidade – ao longo de 24 anos de carreira, 94 medalhas conquistadas, desde os escalões jovens até à atualidade – e garantindo, assim, prestígio para Portugal em Taças do Mundo, Taças da Europa, Grand Prix, Grand Slam e outras provas entre a elite mundial do judo. A contribuição como atleta para o sucesso do SL Benfica na modalidade também foi vital, como o comprova o triunfo por equipas em cinco Campeonatos Nacionais de Clubes e uma Taça de Portugal. Obrigado por tanto, Telma!", acrescentou.
As novas funções de Telma Monteiro, escreve ainda o Benfica, têm como objetivo "desenvolver e inspirar novas gerações."