Desaires iniciais de Odette Giuffrida e Telma Monteiro foram decisivos no 2-3 final a favor da equipa romena, embora Bárbara Timo ainda tivesse colocado o pavilhão em delírio
Corpo do artigo
O Benfica foi quinto na Liga dos Campeões feminina, ao perder em Odivelas por 2-3 com as romenas do Cluj-Napoca, numa emocionante luta pelas medalhas de bronze, que durou até ao último segundo.
As encarnadas, estreantes na prova, ficaram cedo a perder, pois a italiana Odette Giuffrida, embora estivesse quase sempre em vantagem sobre a romena Andreea Chitu nos -52 kg, devido a um castigo, deixou-se imobilizar nos últimos segundos, perdendo por ippon.
Telma Monteiro não fez melhor nos -57 kg. Em desvantagem devido a um castigo a meio do combate com Loredana Ohai, sofreu uma chave de braço e perdeu por ippon a minuto e meio do final.
A perder por 0-2, o Benfica ainda reduziu nos -63 kg, com a holandesa Jull Franssen a bater Dobre, por ippon, a 1m45s do fim, para os -70 kg valerem o mais emocionante dos combates, entre Bárbara Timo, vice-campeã mundial, e a japonesa Kaho Yonezawa.
Foi só aos 5m02s do prolongamento (golden score) - o equivalente ao tempo de mais de dois combates! - que Timo conseguiu projetar a japonesa e pontuar para ippon, colocando em delírio um pavilhão de bancadas cheias.
Com as equipas empatadas a 2-2, Rochele Nunes defrontou a japonesa Iori Suzuki nos +70 kg. Foi outro confronto equilibrado, mas um castigo por passividade à benfiquista, a 22 segundos do final, não só a deixou em desvantagem como a desconcentrou. A japonesa conseguiu então uma projeção para waza-ari, a 17 segundos do final, o que valeu o triunfo da equipa romena.