Juan Antonio Samaranch reeleito vice-presidente do Comité Olímpico Internacional

Juan Antonio Samaranch, Kirsty Coventry e Christophe De Kepper
AFP
Juan Samaranch reeleito vice do COI, que chama mais mulheres para a estrutura
O espanhol Juan Antonio Samaranch foi esta quarta-feira reeleito vice-presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) para um segundo mandato de quatro anos, durante a 145.ª Sessão do organismo, realizada em Milão, onde sexta-feira começam os Jogos Olímpicos de Inverno.
Samaranch, de 66 anos, filho do antigo presidente do COI entre 1980 e 2001, prolonga a sua ligação ao máximo organismo olímpico, no qual ingressou em 2001, na mesma sessão em que o seu pai se retirou.
O catalão foi um dos sete candidatos à presidência do COI em março do ano passado, terminando a votação em segundo lugar, com 28 apoios, face aos 49 obtidos pela zimbabueana Kirsty Coventry, a primeira mulher a assumir o cargo.
Samaranch tem coordenado a modernização da instituição, nomeadamente no que toca às áreas do patrocínio comercial e do marketing.
Além de Samaranch, a sessão do COI elegeu três membros da Comissão Executiva, nomeadamente o belga Ingmar De Vos, o sul-coreano Jae Youl Kim e o chileno Neven Ilic, que passa a ocupar o lugar deixado vago pelo anterior presidente do COI, o alemão Thomas Bach.
Destaque ainda para a eleição como nova membro do COI da jogadora iraniana de badminton Soraya Aghaei Haji Agha, de 30 anos, que foi a primeira mulher do seu país a competir nesta modalidade nos Jogos Olímpicos, em Tóquio2020.
Com a entrada de Aghaei, o COI passa a contar com 107 membros, dos quais 48 são mulheres (44,9%) e 59 são homens.
Do total de representantes, 43 são atletas olímpicos, sendo 25 mulheres e 18 homens, reforçando assim a presença de antigos desportista na estrutura dirigente.
Na sessão foram renovados ainda, por mais oito anos, o mandato de 11 membros cujo período de funções termina em 2026.

