José Sousa é tetracampeão nacional de maratona, Susana Alegria vence pela primeira vez

José Sousa e Susana Alegria sagram-se campeões nacionais de maratona no Funchal
José Sousa (Macedo de Cavaleiros) venceu este sábado a Maratona do Funchal, na Madeira, sagrando-se tetracampeão nacional da especialidade, enquanto que Susana Alegria (CDC Porto Moniz) conquistou pela primeira vez o título feminino.
O corredor, de 36 anos, completou os 42,195 quilómetros da prova realizada junto à orla marítima da capital madeirense com o registo de 02:23.36 horas, seguido de André Costa (Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz), com o tempo de 2:28.26.
O pódio ficou fechado com a chegada de Paulo Fontão (Vitória Sport Club), que cruzou a meta com 02:31.21.
No final, José Sousa referiu que o "objetivo era ganhar", apesar dos "bons adversários" que encontrou pela frente, acrescentando ainda que teve de lidar com problemas físicos.
"Fiz algumas paragens, mas geri a prova, que já conhecia e foi o suficiente para ganhar", confidenciou.
O maratonista, natural da Praia da Tocha, venceu pela segunda vez a Maratona do Funchal, repetindo o triunfo de 2024, numa prova que considera "bastante dura" para todos os atletas.
Além das dificuldades do percurso, que tem alguma inclinação, o novo tetracampeão português de maratona abordou ainda a questão da insularidade, que dificulta a captação de mais corredores.
"É uma ilha, ou seja, para chamar mais pessoas é difícil. Existem as viagens e, como tal, não podemos esperar muito em termos de volume de atletas, sublinhou.
Na vertente feminina, a vitória na Maratona do Funchal sorriu à húngara Eva Tolnai, com 02:02.07, ao passo que Susana Alegria foi sétima na classificação geral e primeira entre as atletas do Campeonato de Portugal, com 03:51.02, sagrando-se campeã nacional.
Júlia Conceição (FC Penafiel) ficou em oitavo lugar na geral, com o tempo de 03:51.59, terminando em segundo na classificação para o Nacional.
Inicialmente agendada para domingo, mas reagendada para hoje devido à realização das eleições presidenciais, a 11.ª edição da Maratona do Funchal reuniu 51 corredores, 46 homens e cinco mulheres, que competiram pelo Campeonato de Portugal da especialidade.
Além da distância olímpica, o evento, organizado pela Federação Portuguesa o de Atletismo, em colaboração com a Associação de Atletismo da Madeira, compreendeu também a meia maratona, com 21.097,5 metros e, por fim, a mini maratona, que teve, aproximadamente, 8,3 quilómetros.
As três provas juntaram cerca de 1.900 atletas, num total de 42 nacionalidades, sendo Portugal o país mais representado.

