Jorge Teixeira dispara contra a Câmara de Vila Nova de Gaia: "Temos de ser apoiados"
Diretor da Runporto apresentou esta quinta-feira a Corrida de São João, a realizar no domingo, mas falou em 150 mil euros que a edilidade gaiense deu à organização de um outro evento, contra praticamente nada para a Runporto
Corpo do artigo
Jorge Teixeira fez esta quinta-feira afirmações contundentes durante e à margem da apresentação da Corrida de São João, a realizar este domingo, a partir das 09h00, na marginal de Vila Nova de Gaia. E foi precisamente esta autarquia a principal visada. “Dr. Guilherme Aguiar, muito obrigado por tudo o que têm feito nos nossos eventos, mas peço-lhe que leve um recado para a Câmara Municipal: nós temos muita vaidade nos nossos patrocinadores, são as melhores marcas do nosso país, estamos aqui no Hospital de São João, numa sala linda. Nunca fui ao seu gabinete pedir milhares de euros, mas temos de ser apoiados, como apoiam outros eventos que, nem de longe, nem de perto, têm a categoria dos nossos. Não podem ser só palavras, que lhas agradeço”, disse, continuando sem se deter: “Mais, nós vamos ter mesmo quase cinco mil pessoas, mas podíamos dizer dez, 15 e vocês comiam. Mas não, aqui, o que é, é, chama-se a isto credibilidade”.
Depois do discurso, convidado a explicar o “recado”, Teixeira disparou: “A Câmara de Gaia pode, mas não deve, dar 150 mil euros para uma meia-maratona, e dar zero euros à maratona do Porto, dar zero euros à meia-maratona do Porto e dar mais cinco mil euros para a Corrida de São João, que foi a promessa que nos fizeram. Os meus 70 anos já me permitem pedir que não me faltem ao respeito”.
Guilherme Aguiar reagiu. “É verdade, a Câmara já deu os 150 mil euros, mas foi uma decisão do presidente, que é quem tem as competências todas. Eu sou um vereador com delegação de competências. Há casos em que reconheço algum desequilíbrio na forma como as coisas são feitas, mas é a vida. Já tentei explicar várias vezes, mas o Jorge Teixeira não perde uma oportunidade. Compreendo perfeitamente o que diz e sente o Jorge Teixeira e estou solidário com ele”, deixando-lhe elogios: “A Runporto é a maior equipa de organização de eventos e é com quem o município mais gosta de trabalhar”.
“O assalto está a ser planeado, mas a defesa também”
Instado ainda a comentar o polémico tema da eventual decisão da Federação Portuguesa de Atletismo cobrar taxas a todos os participantes em corridas de estrada, Jorge Teixeira fez um curioso ponto da situação: “Não sabemos bem como está, mas como é um grande assalto, deve estar a ser bem planeado, mas nós também estamos a planear a defesa”.