Jorge Fonseca já derrotou a covid-19 e integrará o estágio da seleção de judo
Ao quarto teste, o resultado negativo valeu ao judoca a autorização para se juntar aos trabalhos da equipa nacional, em Coimbra. Wilsa Gomes não teve a mesma sorte e permanece de quarentena.
Corpo do artigo
Campeão mundial de -100 kg, o judoca Jorge Fonsexa teve resultado negativo no quarto teste de despiste à covid-19, após três semanas de quarentena, disse à Lusa o presidente da Federação Portuguesa (FPJ), esta sexta-feira.
"O Jorge [Fonseca] deu negativo e vai integrar já o estágio das seleções na próxima semana", revelou Jorge Fernandes, satisfeito com a possibilidade de o campeão mundial em 2019 poder iniciar os trabalhos com a seleção.
Jorge Fonseca, bem como Wilsa Gomes (-57 kg), tiveram testes positivos para covid-19 em 24 de junho, quando a FPJ se preparava para iniciar o primeiro estágio alargado das seleções, em Coimbra.
Wilsa Gomes manteve-se em isolamento em Coimbra, e Jorge Fonseca cumpriu quarentena em Lisboa. Desde então, ambos foram testados todas as semanas.
Hoje, ao quarto teste, Jorge Fonseca teve resultado negativo. O atleta esteve sempre assintomático, ao contrário de Wilsa Gomes. A judoca permanecerá isolada, depois de mais um resultado positivo.
O teste negativo permitirá a Jorge Fonseca integrar já na próxima semana o quinto estágio das seleções de judo, que a cada semana tem trabalhado em Coimbra, de terça a sexta-feira.
O objetivo é preparar as seleções para um nível mais competitivo, depois de uma longa paragem, desde março, devido às restrições impostas ao treino e ao contacto, por força da pandemia de covid-19.
Antes, a FPJ já tinha programado, em sintonia com a selecionadora Ana Hormigo, trabalho com as principais judocas femininas - Catarina Costa, Maria Siderot, Joana Ramos, Telma Monteiro, Bárbara Timo, Patrícia Sampaio, Yahima Ramirez e Rochele Nunes -, em Idanha-a-Nova.
As provas de judo deverão recomeçar em setembro, mês para o qual estão previstos o Grande Prémio de Zagreb (18 e 20) e o Campeonato Nacional (26 e 27). Os Europeus de Praga, que deveriam ter-se disputado em maio, foram adiados para o período entre 8 e 10 de novembro.