Selecionador português de futsal reage ao sorteio da Ronda de Elite de apuramento para o Mundial.
Corpo do artigo
A seleção portuguesa de futsal, atual campeã europeia, vai defrontar Itália, Bielorrússia e Finlândia no Grupo A da Ronda de Elite de apuramento para o Mundial2020, que se disputará na Póvoa de Varzim, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira.
Aquela fase de apuramento, em que se qualificam diretamente para o Mundial da Lituânia, no próximo ano, os vencedores de cada um dos quatro grupos, decorrerá entre 28 de janeiro e 2 de fevereiro de 2020.
Os quatro segundos classificados terão que disputar um play-off, em duas mãos, a 9 e 12 de abril de 2020, que servirá para encontrar mais dois finalistas europeus para o Mundial, no qual a anfitriã Lituânia tem presença assegurada. "A Finlândia conhecemos, a Bielorrússia está num nível muito interessante, foi a seleção surpresa na fase principal, e a Itália costuma estar presente", analisou o selecionador Jorge Braz, em declarações publicadas no sítio oficial da Federação Portuguesa de Futebol na Internet.
O técnico da equipa das 'quinas' lembrou ainda que os jogos serão em Portugal: "Três jogos, para termos três vitórias e arrumarmos a qualificação", assinalou Jorge Braz, realçando que as dificuldades não virão apenas da Itália.
11489080
Na Ronda de Elite, a Espanha, sete vezes campeã europeia e duas vezes campeã mundial, integra o Grupo B, em conjunto com a anfitriã Sérvia, a França e a Ucrânia.
Do Grupo C fazem parte Croácia, Eslováquia, Azerbaijão e Rússia, vice-campeã mundial, e do Grupo D a República Checa, Roménia, Eslovénia e Cazaquistão.
A fase final do Mundial na Lituânia decorrerá também no próximo ano, de 12 de setembro a 04 de outubro.
No último Mundial, em 2016, na Colômbia, a seleção das 'quinas' foi quarta classificada, a segunda melhor prestação de sempre, atrás do terceiro lugar alcançado em 2000, na Guatemala.
Composição da Ronda de Elite:
Grupo A: Portugal, Finlândia, Bielorrússia e Itália.
Grupo B: Sérvia, França, Ucrânia e Espanha.
Grupo C: Croácia, Eslováquia, Azerbaijão e Rússia,
Grupo D: República Checa, Roménia, Eslovénia e Cazaquistão.