Dinamarquês da Visma-Lease a Bike venceu o contrarrelógio do Alto do Malhão e superou João Almeida, que se manteve em segundo da geral
Corpo do artigo
Jonas Vingegaard estreou-se na Volta ao Algarve vencendo a 51.ª edição da corrida portuguesa do escalão ProSeries, tendo feito uma exibição dominadora no contrarrelógio final, com 19,6 km entre Salir e o Alto do Malhão.
João Almeida perdeu 30 segundos para o dinamarquês da Visma-Lease a Bike na quinta e última etapa, que finalizou com o sexto tempo, tendo conservado o segundo lugar na classificação geral. Foi o melhor resultado de sempre para o português da UAE Emirates, que havia sido sexto em 2023 e nono em 2020.
A Visma, que trouxe todas as suas grandes figuras ao Algarve para testar a cronoescalada que terá este ano na Volta a França, dominou o exercício que terminou com a subida do Malhão, colocando Vingegaard em primeiro e Wout van Aert em segundo na etapa, a 11 segundos.
Antonio Tiberi, da Bahrain-Victorious, foi terceir0o na etapa, a 14 segundos, seguidos de Romain Grégoire, Max Schachmann e João Almeida.
Na classificação geral final, o português ficou a 15 segundos do novo camisola amarela, seguindo por Laurens de Plus, da Ineos, que ficou a 24 segundos de Vingegaard. António Morgado desceu a 11.º, a 1m15s do dinamarquês, tendo o anterior líder, Jan Christen, baixado a décimo.
Primoz Roglic foi a desilusão do último dia, tendo descido a oitavod a geral ao fazer apenas o 12.º tempo no crono.
Com o êxito de Vingegaard, o Algarve passou a ter na sua lista de vencedores todas as maiores estrelas da atualidade nas Grandes Voltas. No palmarés já estavam Geraint Thomas (2015 e 2016), Primoz Roglic (2017), Tadej Pogacar (2019) e Remco Evenepoel (2020, 2022 e 2024).