Gran Camiño teve Frederico Figueiredo e Tiago Antunes em fuga, mas a Visma-Lease a Bike anulou todas as tentativas até isolar o seu dinamarquês
Corpo do artigo
Tal como há um ano, Jonas Vingegaard abriu a temporada com um triunfo emblemático, terminando isolado a primeira etapa em linha do Gran Camiño, prova galega que arrancou com 151,2 km entre Taboada e Chantada, depois de o contrarrelógio do primeiro dia não ter contado para a classificação geral.
A segunda etapa, com quatro contagens de montanha e afetada por violentos aguaceiros, foi dominada pela Visma-Lease a Bike, equipa neerlandesa que ditou sempre o ritmo, até isolar Vingegaard, na última subida.
Ruben Guerreiro, da Movistar, ganhou o primeiro sprint especial, mas os portugueses que mais se destacaram fora Frederico Figueiredo, da Sabgal-Anicolor, e Tiago Antunes, da Efapel, que a 119 km do final integraram a fuga de 11 ciclistas que marcou a etapa.
Ambos pontuaram nas montanhas, mas a escapada seria anulada pela Visma, que na última subida acelerou o pequeno grupo da frente até Vingegaard lançar o seu ataque, terminando com 23 segundos de vantagem sobre Egan Bernal (INEOS) e 24 sobre Jefferson Cepeda (Caja Rural).
Ruben Guerreiro terminaria em 11.º, logo atrás de Richard Carapaz, e com as bonificações subiu a sexto da geral, a 50 segundos de Vingegaard. No grupo da frente não entraram corredores das quatro equipas nacionais.