"O objetivo agora é tentar um top 5 ou espreitar uma medalha", afirma
Corpo do artigo
Portugal vai estrear-se nas competições de triatlo nos Jogos Paralímpicos em Paris'2024, com a confirmação do apuramento de Filipe Marques, que aumentou para 24 a missão portuguesa na capital francesa.
“Estou muito contente com a qualificação. É sempre o grande objetivo de cada aleta e algo que eu procurava para Tóquio'2020 e que não consegui por muito pouco”, disse o desportista, em declarações à Lusa.
Filipe Marques assegurou a estreia do triatlo adaptado português no evento com o nono lugar no ranking, o derradeiro do apuramento paralímpico direto, uma vez que ainda poderá haver convites, com 1.335 pontos, em classificação liderada pelo canadiano Stefan Daniel, com 1.706.
“O objetivo agora é tentar um top 5 ou espreitar uma medalha, o que seria algo fantástico nos meus primeiros Jogos. Estou na luta para isso”, completou o luso que teve como principais resultados o triunfo nas Taças do Mundo de Alhandra e de Málaga, em Espanha.
Com esta inclusão, a Missão de Portugal é composta agora por 24 desportistas, em oito modalidades para a competição que decorre entre 28 de agosto e 08 de setembro.
À exceção das vagas atribuídas via ranking individual, todas as quotas asseguradas em competições de apuramento são não nominais e são atribuídas aos atletas mediante critérios de seleção definidos por cada uma das federações de modalidade, em articulação com o CPP.
Neste momento, o boccia é a modalidade mais representada, com sete elementos, seguido do atletismo com seis e natação com quatro.
Seguem-se a canoagem e o ciclismo, ambas com duas, enquanto badminton, tiro e triatlo apresentam um elemento cada.
Portugal, que esteve representado nos Jogos Tóquio2020 por 33 atletas, somará em Paris2024 a sua 12.ª participação no evento, no qual conseguiu um total de 94 medalhas (25 medalhas de ouro, 30 de prata e 39 de bronze).
Lista de quotas conquistadas por Portugal e atletas definidos:
- Atletismo (6): A definir.
- Badminton (1): Beatriz Monteiro.
- Boccia (7): Ana Sofia Costa, José Gonçalves, Carla Oliveira, Ana Catarina Correia e três atletas ainda a designar da equipa BC1-BC2
- Canoagem (2): Alex Santos e Norberto Monteiro.
- Ciclismo (2): Luís Costa e Telmo Pinão.
- Natação (4): Daniel Videira, Diogo Cancela, Marco Meneses e Tomás Cordeiro.
- Tiro (1): Margarida Lapa.
- Triatlo (1): Filipe Marques.