Jogos Olímpicos: analistas internacionais preveem recorde de medalhas para Portugal
Segundo a AP haverá quatro pódios, a Best Sports aponta a seis e ambas dão Jorge Fonseca como campeão olímpico
Corpo do artigo
Tanto a agência Associated Press (AP) como os especialistas do banco de dados Best Sports prevêm que Portugal obtenha em Tóquio os melhores resultados da sua história olímpica.
A agência noticiosa, que estudou os pódios de todas as 339 competições, prognosticou quatro medalhas portuguesas, com uma de ouro no judo para Jorge Fonseca, mais bronze para Pedro Pichardo no tiplo salto, na marcha para João Vieira e na canoagem para Fernando Pimenta.
Todos os resultados da AP têm como base resultados dos últimos anos, pelo que se estranha a ausência de Auriol Dongmo, melhor lançadora mundial do peso em 2020 e até recentemente entre as três melhores do ano. A descida ao quarto posto do ranking e o acumulado histórico levou a agência a preferir Gong Lijiao (China), Jessica Ramsey (Estados Unidos) e Valerie Adams (Nova Zelândia).
Quanto à Best Sports, estima uns incríveis seis pódios portugueses, com títulos olímpicos para Jorge Fonseca e João Vieira, enquanto Bárbara Timo (3.ª no judo) e Rui Bragança (2.º no taekwondo) se juntam a Fernando Pimenta, para quem é prevista a prata, e a Pedro Pichardo, que ficará com o bronze.
Em qualquer dos casos, Portugal não só ficará muito acima da expectativa das duas medalhas pedidas pelo Comité Olímpico como irá superar os três pódios de Los Angeles"1984 e Atenas"2004. Segundo os números da Best Sports, a Missão nacional ficará no 37.º lugar do medalheiro, que terá os dominadores habituais, Estados Unidos, China e Rússia.
PREVISÃO DA AP
ATLETISMO TRIPLO SALTO
Ouro: Will Claye (EUA)
Prata: Hugues F. Zango (Burkina Faso)
Bronze: Pedro Pichardo (Portugal)
ATLETISMO 50 KM MARCHA
Ouro: Yusuke Suzuki (Japão)
Prata: Masatora Kawano (Japão)
Bronze: João Vieira (Portugal)
CANOAGEM K1 1000
Ouro: Balint Kopasz (Hungria)
Prata: Josef Dostal (Rep. Checa)
Bronze: Fernando Pimenta (Portugal)
JUDO -100 KG
Ouro: Jorge Fonseca (Portugal)
Prata: Aaron Wolf (Japão)
Bronze: Kukolj (Sérvia) e Liparteliani (Georgia)
PREVISÃO DA BEST SPORTS
Atletismo
50 Km marcha: 1.º João Vieira
Triplo salto: 3.º Pedro Pichardo
Judo
-100 kg: 1.º Jorge Fonseca
-70 kg: 3.ª Bárbara Timo
Canoagem
K1 1000: 2.º Fernando Pimenta
Taekwondo
-58 kg: 2.º Rui Bragança