Jogador do V. Guimarães Antonio Daye castigado com quatro jogos de suspensão
Base norte-americano punido por comportamento incorreto e perigoso na Luz.
Corpo do artigo
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Basquetebol castigou o norte-americano Antonio Daye, do Vitória de Guimarães, com quatro jogos de suspensão, na sequência do comportamento do base no jogo contra o Benfica, na 22.ª jornada da Liga Betclic.
O comunicado do CD refere que o jogador foi punido ao abrigo dos artigos 50 (comportamento incorreto) e 51 (comportamento perigoso), infrações que incorrem em um a três jogos de suspensão e dois a quatro, respetivamente.
Daye tinha como agravante já ter sido desqualificado numa outra deslocação à Luz, para a Taça Hugo dos Santos, também por atitudes provocatórias.
Com este castigo, o atleta só volta a jogar na presente edição do campeonato se o Vitória de Guimarães passar às meias-finais do play-off, sendo os quartos de final, que se iniciam na sexta-feira, jogados à melhor de três.
A 26 de abril, no encontro entre as águias e os vimaranenses, Daye recebeu ordem de saída a meio do último quatro com duas faltas técnicas, criando confusão no caminho para o túnel. Os bancos das duas equipas saltaram em direção ao local, o que originou mais dez desqualificações, agora mandadas arquivar pelo CD.
Pelas regras da FIBA, quem abandona o espaço confinado ao banco durante uma luta devem ser desqualificados.