Joga-se a final four da Taça de Portugal e espera-se outro Sporting-FC Porto
Amanhã, em Viseu, dá-se a o epílogo da época 2023/24, com uma Taça de Portugal que deverá voltar a ter leões e dragões na decisão. Treinadores de Belenenses e Póvoa Andebol têm consciência da valia e superioridade dos adversários, mas nem por isso dão por entregue a final antes de se iniciarem hoje os jogos
Corpo do artigo
Já são épicas as disputas de provas internas entre Sporting e FC Porto, encontro que deverá voltar a acontecer amanhã, na final da Taça de Portugal, uma vez que os adversários nas “meias” são, respetivamente, Belenenses e Póvoa Andebol. Ou seja, verdes e brancos e azuis e brancos são amplamente favoritos nas partidas deste sábado, permitindo prever um novo duelo entre os dois maiores gigantes da modalidade.
O primeiro jogo, no Pavilhão Multiusos de Viseu, é às 15h00, entre os clubes de Lisboa. “Vamos defrontar a melhor equipa em Portugal na atualidade. Estamos cientes das dificuldades e da diferença que existe entre as equipas, mas enquanto nos for permitido sonhar, é isso que iremos fazer”, disse Luís Cruz, treinador dos azuis do Restelo. “Vai ser um jogo difícil, no qual o Belenenses, que fez uma fase final forte no campeonato, tem um bom treinador e jogadores experientes, não tendo nada a perder”, antecipou Ricardo Costa que, na terceira época em Alvalade, fará esta tarde o jogo 150 ao serviço dos leões, que foram campeões nacionais e ganharam as duas Taças de Portugal anteriores.
“Sabemos que somos favoritos e temos de prová-lo dentro de campo. Apesar da derrota contra o Sporting, que nos deixou desiludidos, estamos na melhor fase da época e temos melhorado o nosso andebol, de acordo com as nossas ambições”, referiu Rui Silva, central portista, tendo resposta de Tiago Cunha, o técnico poveiro: “Sabemos que o FC Porto é favorito a vencer qualquer competição em Portugal, mas queremos contrariar essa superioridade. Estamos focados e com muita ambição de garantir presença na final”.
Benfica favorito nos femininos
Depois de se sagrar tricampeão, ganhar a Supertaça e a Taça Federação, o Benfica é o grande favorito à conquista Taça de Portugal no setor feminino. As encarnadas, com nove troféus, vão jogar a meia-final com o Colégio de Gaia, emblema que soma quatro. Na outra partida de acesso à final, mais uma equipa de Gaia, o Almeida Garrett, que surge neste ponto alto de forma algo surpreendente. O Madeira SAD, recordista de Taças, com 19, tendo erguido 17 consecutivas, é o difícil oponente.