A competição arrancou em 6 de março e vai decorrer até 16 de março, em Peniche, Leiria.
Corpo do artigo
Joaquim Chaves foi este domingo eliminado nas repescagens da prova do circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL) em Peniche, sendo a primeira baixa entre os portugueses que estão em competição.
Na primeira bateria da ronda de eliminação, o campeão nacional ficou no terceiro e último posto, com 10,33 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (6,50 e 3,83), atrás dos norte-americanos Griffin Colapinto (14,80) e Jake Marshall (11,46).
Depois de três dias sem competição, devido às condições metereológicas adversas, o Meo Rip Curl Pro Portugal recomeçou este domingo na praia do Molho Leste, mais abrigada do vento e da ondulação fortes que se sentem em Peniche do que a praia de Supertubos, onde começou o evento na terça-feira.
No quadro feminino, a portuguesa Francisca Veselko já entrou em ação, na terceira bateria da primeira ronda, ficando no terceiro e último posto e sendo relegada para as repescagens.
Na sua estreia no circuito principal da WSL, a campeã nacional 'Kika' Veselko fez 8,67 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (5,90 e 2,77), enquanto a norte-americana Caroline Marks, campeã mundial, marcou 10,50 e a havaiana Gabriela Bryan pontuou 8,83.
A jovem lusa de 20 anos, que se sagrou campeã mundial júnior em janeiro de 2023, vai defrontar a norte-americana Caitlin Simmers - vencedora da etapa de Peniche no ano passado - no primeiro heat (bateria) da repescagem, que vai ser disputado ainda este domingo.
Além de Francisca Veselko e Joaquim Chaves, Portugal está representado neste campeonato por Frederico Morais - o único atleta português que integra o circuito mundial - e Matias Canhoto, ambos já qualificados para a terceira ronda.
A competição arrancou em 6 de março e vai decorrer até 16 de março, em Peniche, Leiria.