
EPA/Jason Szenes
Vencedora do US Open assumiu a liderança do ranking mundial de ténis feminino. Já o português fixou-se no 34º posto.
Corpo do artigo
O tenista português João Sousa subiu dois lugares no ranking mundial, fixando-se no 34º posto, numa semana que marca um novo reinado no circuito feminino, o da alemã Angelique Kerber, que destronou a norte-americana Serena Williams.
A "manchete" na atualização dos rankings dos dois circuitos pertenceu a Kerber, que já sabia que saltaria para o primeiro posto da classificação desde sexta-feira, quando viu Serena Williams ser afastada nas meias-finais do US Open
A vitória no quarto e último Grand Slam da temporada, depois de bater a checa Karoline Pliskova, por 6-3, 4-6 e 6-4, seria a "cereja no topo do bolo" para a germânica.
A presença na final valeu a Pliskova um salto de 11 posições no ranking. A checa, que tinha como melhor 'ranking' a 12.ª posição, ocupa agora o sexto posto.
A melhor portuguesa no ranking, Michelle de Brito, que não compete desde inícios de agosto, subiu, mesmo assim, três posições, aparecendo hoje no lugar 238.
Em masculinos, não houve mexidas no pódio, já que se mantêm os três primeiros da classificação, encabeçado pelo sérvio Nova Djokovic, derrotado pelo suíço Stanislas Wawrinka, que continua a ser terceiro, na final do Open dos estados Unidos.
Um dos destaques entre a elite do "top 10" pertenceu ao francês Gael Monfils, cuja presença nas meias-finais (derrotado por Djokovic) valeu uma subida de quatro posições, até ao oitavo posto.
Em sentido inverso, o suíço Roger Federer, ausente de Nova Iorque devido a lesão, desceu três lugares e é agora sétimo do mundo.
Ainda entre os portugueses, Gastão Elias, eliminado logo na primeira ronda em Flushing Meadows, desceu um lugar, para 61º, enquanto Pedro Sousa deu mais um passo para integrar o grupo dos 200 melhores do mundo, aparecendo na lista de hoje em 208º (subiu duas posições).
