O tenista de Guimarães aparece esta segunda feira no 49º lugar do Ranking ATP liderado por Rafael Nadal, que destronou Djokovic do primeiro lugar e voltou à liderança 101 semanas depois.
Corpo do artigo
João Sousa entrou oficialmente no grupo dos 50 melhores tenistas do mundo, figurando no "ranking" desta semana no 49.º lugar, duas posições acima em comparação à anterior lista.
Numa classificação que volta a ser comandada pelo espanhol Rafael Nadal, que destronou o sérvio Novak Djokovic e regressou ao topo da hierarquia 101 semanas depois, João Sousa reforçou a condição de melhor português de sempre na classificação do ATP Tour.
No domingo, Nadal não conseguiu abrilhantar da melhor forma o esperado regresso a nº 1 do Mundo, garantido sábado, ao perder precisamente com Djokovic na final do Open da China, por 2-0 (6-3 e 6-4).
Rafael Nadal tem uma magra vantagem de 40 pontos sobre Djokovic, mas tem de defender muito menos pontos até ao final da presente época.
O espanhol, pela 103.ª semana como nº 1, tem pela frente 1.340 pontos para defender, enquanto Djokovic conta com a missão de somar 4.035 pontos, que implica revalidar os títulos em Xangai e o Masters Cup, prova que junta os oito melhores do "ranking" e encerra a temporada.