
epa08147377 Joao Sousa of Portugal argues with the umpire during his men's singles first round match against Federico Delbonis of Argentina at the Australian Open Grand Slam tennis tournament in Melbourne, Australia, 21 January 2020. EPA/LYNN BO BO
EPA
João Sousa caiu um lugar, mas continua a ser o melhor português classificado no ranking ATP
João Sousa caiu uma posição, para 66.º, no ranking ATP, que continua a ser liderado pelo sérvio Novak Djokovic, após uma semana sem alterações nas primeiras 30 posições.
Segundo a atualização publicada esta segunda-feira, o português cedeu um lugar, mas continua a ser o melhor português, seguido de Pedro Sousa (110.º), parceiro do vimaranense na vitória na Taça Davis com a Lituânia, João Domingues (152.º) e Frederico Silva (192.º).
O top 100 teve poucas alterações, destacando-se a subida do norte-americano Steve Johnson, de 75.º para 63.º.
Djokovic lidera com 370 pontos de vantagem sobre o espanhol Rafael Nadal (10.220 contra 9.850), segundo, enquanto o austríaco Dominic Thiem é terceiro.
Atrás dos três primeiros segue o veterano suíço Roger Federer, em quarto, com o russo Daniil Medvedev em quinto e o grego Stefanos Tsitsipas em sexto. O alemão Alexander Zverev (sétimo), o italiano Matteo Berrettini (oitavo), o francês Gael Monfils (nono) e o belga David Goffin (10.º) completam o 'top 10'.
Em femininos, também não se registaram alterações no topo, com a australiana Ashleigh Barty a liderar, seguida da romena Simona Halep, segunda, e da checa Carolina Pliskova, terceira.
Destaque para as subidas da norte-americana Sofia Kenin (sexta para quarta) e da ucraniana Elina Svitolina (sétima para quinta) e as quedas da canadiana Bianca Andreescu (quarta para sexta) e da holandesa Kiki Bertens (sexta para sétima).
A portuguesa mais bem classificada na hierarquia feminina do ténis mundial é Francisca Jorge, que nesta atualização caiu cinco lugares, para 569.ª.
