A O JOGO, o vimaranense fez um balanço ao regresso após lesão, no arranque de uma semana em que vai lutar pela titularidade na Taça Davis, na eliminatória de sexta e sábado, na Áustria.
Corpo do artigo
A seleção portuguesa está a preparar o difícil confronto com a Áustria, em Schwechat, nos arredores de Viena, num multiusos que acolhe a ronda do Grupo Mundial da Taça Davis, cujo vencedor acede ao play-off das Finals. Com um recorde de 32 internacionalizações e 40 vitórias em singulares e pares, João Sousa cumpriu o objetivo de ser convocado, meta colocada no início do mês passado, quando regressou no Porto Open, volvidas nove semanas afastado por uma lesão nas costas.
- Entusiasmado por voltar a fazer o que tanto gosta que é defender a bandeira portuguesa?
Não me canso de repetir que é um enorme prazer e orgulho representar Portugal. Estou disponível, apostado em dar seguimento à confiança que o selecionador voltou a depositar em mim e estarei sempre entusiasmado, caso jogue ou não jogue. O objetivo é jogar, claro, e vou fazer as coisas bem por estes dias para ser escolhido, tentar competir a um alto nível e ajudar a equipa a vencer.
- O capitão austríaco, Jurgen Melzer, diz que eles são "claramente favoritos"...
Ele confia nos jogadores dele e o nosso capitão confia em nós. Temos uma equipa boa e podemos surpreender. Sei que o Melzer está consciente da importância de jogarem em casa e, nesse aspeto, são favoritos. Mas, historicamente, a Taça Davis é pródiga em surpresas e há muitos fatores que acabam por não ter tanto significado. Estamos aqui para ganhar a eliminatória, sabendo que a Áustria tem uma equipa forte e jogadores experientes. Vai ser difícil, mas não impossível.
- Qual a maior ou maiores diferenças entre o João Sousa antes do Porto Open e chegado à Taça Davis?
Sinto que depois da lesão voltei mais forte, com vontade de competir, com objetivos e expectativas diferentes das que me guiaram nos últimos anos. Estou a aproveitar esta boa disposição para desfrutar do ténis. Disputei alguns torneios, não caíram para o meu lado, fiz alguns bons resultados, mas voltar a jogar a um bom nível era o que queria e, mais tarde ou mais cedo, os resultados irão aparecer.
17007201
17007187