Participação portuguesa no Campeonato do Mundo de Pista termina no domingo.
Corpo do artigo
João Matias classificou-se este sábado em 17.º no concurso de omnium do Campeonato do Mundo de Pista, em Pruszków, defendendo bem a sua posição no ranking de apuramento para os Jogos Olímpicos do próximo ano.
O corredor minhoto começou por ser 18.º em scratch e 20.º na corrida tempo. Melhorou na segunda metade do omnium, arrancando o 13.º posto em eliminação, indo como 18.º para a corrida dos pontos.
Ao longo dos 25 quilómetros, 100 voltas à pista com 10 sprints, logrou ser quarto no terceiro sprint e também bonificou ao ganhar uma volta ao grupo principal.
Com isso, chegou ao 17.º lugar, com 45 pontos, e conseguiu defender-se de todos os adversários diretos na qualificação olímpica, o que era o seu objetivo principal.
A luta pelas medalhas foi ganha pelo neozelandês Campbell Stewart, que finalizou a competição com 137 pontos. Seguiram-se o francês Benjamin Thomas, com 119, ultrapassando mesmo no último sprint o britânico Ethan Hayter, com 118.
A participação portuguesa neste Campeonato do Mundo termina domingo, através da dupla formada por Ivo e Rui Oliveira.
Os gémeos correm na prova mais importante do programa do Mundial para as cores nacionais, o madison. Está em causa, nomeadamente, a possibilidade de garantir a presença direta no concurso de omnium em Tóquio'2020, uma vez que as oito seleções mais bem colocadas no 'ranking' de madison asseguram a entrada em omnium.