Único português dos automóveis perdeu tempo, mas não teve problemas na etapa de dois dias e mantém os objetivos intactos
Corpo do artigo
João Ferreira e Filipe Palmeiro ficaram satisfeitos ao terminarem a etapa de dois dias sem problemas de maior, junto do grupo dos principais candidatos e com um 14.º lugar nos 992 km, o que lhes permite ocupar a 12.ª posição da classificação geral, a 36m23s de Henk Lategan, o sul-africano da Toyota que passou a liderar nos carros.
“Efetivamente, se olharmos apenas para o resultado, parece que perdemos algum tempo para a frente da corrida. Mas, no Dakar, 30 minutos não é assim tanto tempo. O tempo aqui move-se de forma diferente, fruto das dificuldades que encontramos diariamente”, contou João Ferreira, a menos de 13 minutos do top 10, o seu primeiro objetivo na estreia com o Mini da X-Raid.
“Fizemos uma especial muito boa, apesar de termos perdido algum tempo no início. A primeira parte foi muito longa e dura, mas conseguimos pernoitar no acampamento principal, o que nos permitiu descansar e ter hoje um dia tranquilo. O primeiro grande desafio está ultrapassado, mas o Dakar ainda agora começou”, afirmou o leiriense, que é o piloto da X-Raid mais bem posicionado.
A Toyota saiu dominadora da maratona de dois dias, colocando cinco carros nos dez primeiros e três (Lategan, Yazeed Al-Rajhi e Toby Price) nos primeiros quatro.