Com um Mini oficial, leiriense foi segundo no prólogo da prova que fecha o Mundial e antecipa o Dakar, tendo as estreias de Dacia e novos Ford
Corpo do artigo
As atenções no prólogo de Marraquexe estavam centradas nos Dacia e nos Ford, mas quem partiu melhor foram os Mini. Guerlain Chicherit, com o novo motor a gasolina, foi o mais rápido e João Ferreira ficou a oito segundos. Carlos Sainz, em terceiro com o Ford Raptor, deu boa conta de si, enquanto os Dacia tiveram Cristina Gutierrez em sexto, Nasser Al-Attiyah em 28.º (a 1m30s) e Sebastien Loeb em 121.º, a 22m45s.
O catari assumiu que queria “perder algum tempo, para arrancar de trás”, mas o francês partiu um braço da suspensão do Sandrider ao despistar-se e agradeceu por “os tempos do prólogo não contarem”.
Marrocos, que terá cinco etapas até sexta-feira, vai atribuir o título mundial de todo o terreno - a luta está resumida a Al-Attiyah e Yazeed Al-Rahji, sendo Ferreira o 11.º -, mas é sobretudo visto como o grande teste para o próximo Dakar, onde as novidades dos automóveis serão muitas, com a saída da Audi e fortes equipas de Dacia e Ford frente aos já conhecidos Toyota e Mini, estes com o leiriense de 25 anos em estreia na categoria principal.
“Podemos dizer que começámos com o pé direito. O prólogo tinha algumas zonas mais complicadas e o objetivo era não ter problemas, como aconteceu com boa parte dos nossos adversários”, disse ontem João Ferreira. “Infelizmente, o tempo ganho não servirá para a classificação geral, mas dá-nos uma ideia do nosso posicionamento em termos de ritmo”, concluiu.
Nos SSV, o português Alexandre Pinto foi o mais rápido nos 26 km, enquanto nas motos Rui Gonçalves fechou o top 10.
CLASSIFICAÇÕES: PRÓLOGO (26KM)
AUTOS
1.º Guerlain Chicherit (Mini JCW) , 17m18s
2.º João Ferreira (Mini JCW), a 8s
3.º Carlos Sainz (Ford Raptor), a 10s
4.º Mitch Guthrie (Challenger), a 16s
5.º Matthieu Serradori (Century), a 22s
6.º Cristina Gutierrez (Dacia Sandrider), a 26s
SSV
1.º Alexandre Pinto (Can-Am ), 18m47s
MOTOS
1.º Tosha Schareina (Honda), 16m54s
10.º Rui Gonçalves (Sherco), a 1m53s
11.º António Maio (Yamaha), a 2m05s