João Costa: "Temos uma grande seleção. A melhor seleção até hoje em Portugal"
O nadador realça que o ex-selecionador do Brasil, contratado em setembro de 2021, tem "feito muita diferença pela positiva"
Corpo do artigo
O nadador João Costa considera que a seleção nacional portuguesa é "a melhor até hoje", após os Mundiais de Fukuoka, no Japão, e enaltece o trabalho do selecionador, o brasileiro "Albertinho", na transformação da "mentalidade portuguesa".
O nadador realça que o ex-selecionador do Brasil, contratado em setembro de 2021, tem "feito muita diferença pela positiva", depois de se tornar num dos quatro portugueses a garantir até agora vaga nos Jogos Olímpicos Paris'2024, ao estabelecer o recorde nacional de 53,71 segundos nos 100 metros costas, em 24 de julho.
"Ainda bem que o Alberto veio para Portugal, porque veio para mudar a mentalidade portuguesa. As coisas estão a correr bem e têm tudo para evoluir. Temos uma grande seleção: diria que a melhor seleção até hoje em Portugal", vincou, em entrevista à Lusa.
Orientada pelo antigo treinador do brasileiro César Cielo Filho, recordista mundial dos 50 metros livres (20,91 segundos) e três vezes medalhado olímpico, João Costa vinca que a seleção "está a mudar", com resultados que mostram que tudo é possível, nomeadamente a inédita medalha de prata em Mundiais, conquistada por Diogo Ribeiro, nos 50 metros mariposa.
"Foi a nossa primeira medalha de sempre em Mundiais, mas a equipa fez-nos mostrar que somos todos iguais: somos iguais aos americanos, somos iguais aos ingleses. Eles podem ter mais condições, mas também não podemos pensar que estamos lá fora e temos menos condições e menos oportunidades para uma final ou um pódio", acrescenta.
Apesar de o contingente luso com vaga assegurada em Paris'2024 ser, para já, de quatro, o jovem de Guimarães acredita que a representação portuguesa vai crescer, vincando a "estafeta incrível" de 4x100 metros estilos, que pode "evoluir e estar no topo dos países" após bater o recorde nacional em Fukuoka (03.35,63 minutos).
Além de João Costa, apurado para os 100 metros costas, os portugueses Diogo Ribeiro, nos 50 metros livres, nos 100 metros livres e nos 100 metros mariposa, Miguel Nascimento (50 metros livres) e Camila Rebelo (200 metros costas) já garantiram vaga nos Jogos Olímpicos Paris'2024.