
João Almeida
Volta ao Algarve
Português, segundo no ano passado, irá liderar uma lista de inscritos que terá Juan Ayuso, Richard Carapaz, Derek Gee, Paul Seixas, Florian Lipowitz, Matthew Riccitello, Filippo Ganna e o sprinter Jasper Philipsen
Leia também FC Porto apresenta participação contra Frederico Varandas pelos beijinhos no Dragão
A 52.ª Volta ao Algarve, que irá para a estrada na próxima quarta-feira, tendo cinco etapas entre 18 e 22 de fevereiro, voltará a ter um pelotão de luxo, com 24 equipas, 12 delas do WorldTour. No topo da lista, e faltando o último vencedor, Jonas Vingegaard, estará João Almeida, líder da UAE Emirates e dorsal #1.
A melhor equipa do Mundo e recordista de vitórias em 2025 terá ainda os gémeos Ivo e Rui Oliveira, o jovem António Morgado e Brandon McNulty e Felix Grosschartner como grandes apoios de Almeida, recentemente segundo em Valência e preparado para um dos duelos do ano, pois a Algarvia terá a estreia de Juan Ayuso ao serviço da Lidl-Trek. No seu primeiro confronto com a antiga equipa, o espanhol terá a companhia de Derek Gee-West, quarto classificado do último Giro.
Paul Seixas, uma das maiores promessas mundiais, irá competir pela primeira vez em Portugal, país onde tem raízes, tendo ao lado Matthew Riccitello numa poderosa Decathlon CMA CGM.
A INEOS Grenadiers apresentará Filippo Ganna, segundo em 2023 e presença assídua, mais os seus dois maiores reforços, Oscar Onley e Kévin Vauquelin, e ainda Thymen Arensman. Pela Red Bull-BORA, Florian Lipowitz fará a estreia depois de ter sido terceiro no Tour de France. Terá a companhia de Daniel Martínez, que venceu a edição de 2023 e fez sempre pódio quando veio à Algarvia.
Também sonantes serão as presenças de Richard Carapaz (EF Education-EasyPost), Julian Alaphilippe (Tudor), Paul Magnier (Soudal Quick-Step) e Arnaud De Lie e Jarno Widar (Lotto-Intermarché).
A Alpecin-Premier Tech não tem Jasper Philipsen na pré-lista de inscritos, mas confirmou que o seu sprinter, um dos melhores do mundo, regressará ao Algarve, onde esteve em 2019.
A corrida partirá dia 18 de Vila Real de Santo António, tendo 183,5 km até um previsível sprint em Tavira. No dia seguinte começam as decisões, em 147,2 km de Portimão ao Alto da Fóia, para a terceira etapa, com 19,5 km de contrarrelógio em Vilamoura, decidir de vez quem poderá ganhar a corrida. No sábado, dia 21, espera-se outro sprint entre Albufeira e Lagos (175,1 km), para no domingo se encontrar o vencedor final, em 148,4 km de Faro ao Alto do Malhão.
Equipas participantes
WorldTeams: Alpecin-Premier Tech (Bélgica), Decathlon CMA CGM Team (França), EF Education-EasyPost (EUA), Ineos Grenadiers (Grã-Bretanha), Lidl-Trek (Alemanha), Lotto Intermarché (Bélgica), NSN Cycling Team (Suíça), Red Bull-Bora-hansgrohe (Alemanha), Soudal Quick-Step (Bélgica), Team Jayco AlUla (Austrália), Team Picnic PostNL (Países Baixos) e UAE Team Emirates XRG (Emirados Árabes Unidos)
ProTeams: Caja Rural-Seguros RGA (Espanha), Pinarello-Q36.5 Pro Cycling Team (Suíça) e Tudor Pro Cycling Team (Suíça)
Equipas Continentais: Anicolor/Campicarn (Portugal), Aviludo-Louletano-Loulé (Portugal), Credibom/LA Alumínios/Marcos Car (Portugal), Efapel Cycling (Portugal), Feira dos Sofás-Boavista (Portugal), Feirense Beeceler (Portugal), Gi Group Holding Simoldes-UDO (Portugal), Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua (Portugal) e Team Tavira (Portugal)

