Português desceu de terceiro a sétimo, mas acabaram os finais em montanha e está a 4 segundos do quarto lugar
Corpo do artigo
João Almeida baixou de terceiro a sétimo da geral após a etapa rainha da Volta à Catalunha, ganha em fuga pelo colombiano Esteban Chaves, mas para o jovem português a etapa foi mais animadora do que o resultado final - 13.º, a 25 segundos de Chaves e 18s dos Ineos - parece indicar.
"Foi mais um dia duro no escritório, de grandes montanhas e inclinações fortes, mas tive a equipa comigo. Fiquei satisfeito por ter chegado ao final com estes grandes corredores e, mesmo ficando atrasado nos últimos 400 metros, gostei da minha corrida", analisou João Almeida, que resistiu quase até ao final ao ritmo dos corredores da Ineos, marcado por Richard Carapaz, Geraint Thomas e Richie Porte.
Na geral, Adam Yates lidera e tem agora os seus colegas Richie Porte e Geraint Thomas nos lugares seguintes.
"Vou tentar manter um lugar no top 10, guardar a camisola da juventude e, se puder ganhar alguns lugares, irei fazê-lo", garantiu Almeida, que está a 4 segundos de Alejandro Valverde e Wilco Kelderman e a 3 segundos de Esteban Chaves.
Todas as três etapas restantes têm montanha, mas nenhuma acaba a subir, o que teoricamente favorece o jovem português. Esta sexta-feira, os 201 quilómetros entre La Pobla de Segur e Manresa têm uma subida de terceira categoria ao km 36 e uma de primeira, o Port de Monserrat, ao km 174,5.