Português registou uma das subidas que fez na Serra Nevada, revelando estar em grande forma para a Volta à Suíça
Corpo do artigo
O principal assunto dia nas redes sociais para os adeptos de ciclismo foi João Almeida. O caldense da UAE Emirates, a estagiar na espanhola Serra Nevada para a Volta à Suíça, que iniciará dia 15, registou na plataforma Strava um dos seus treinos e com isso revelou um recorde espantoso numa das escaladas mais duras, deixando perceber uma forma ainda superior à que lhe valeu a conquista das Voltas ao País Basco e à Romandia. As reações e partilhas foram às centenas.
Almeida, que raramente faz o registo público dos treinos, pedalou na segunda-feira 166 quilómetros, com 4263 metros de acumulado positivo, numa preparação de mais de cinco horas. Dentro dele destacou-se a subida de Monachil a El Purche, medida em vários segmentos, ao ponto de lhe valerem quatro máximos KOM (King of the Mountain) nos registos do Strava.
Com 20m13s em 7,4 km inclinados a 8,3%, Almeida superou os 21m56s que Sepp Kuss havia feito há três anos, uma melhoria extraordinária (menos 1m43s). Medido só nas zonas mais duras (6,28 km a 9,9%), fez 18m10s, batendo em mais de um minuto o que Santi Pérez fizera na Volta a Espanha de 2004.
Segundo na Suíça há um ano, atrás do colega Adam Yates, Almeida será este ano líder único e grande favorito ao triunfo. Terá depois novo estágio, para a seguir ajudar Tadej Pogačar na Volta a França, faltando saber se o esloveno o acompanhará depois na Volta a Espanha ou lhe passará a liderança da UAE Emirates.