Jovem português foi segundo no contrarrelógio decisivo, reforçou a liderança e só lhe falta superar a etapa da consagração.
Corpo do artigo
João Almeida, com o segundo tempo no contrarrelógio de Katowice, atrás de Rémi Cavagna, seu colega na Deceuninck-Quick Step, "reservou" a conquista da Volta a Polónia, pois aumentou a vantagem em relação aos seus adversários quando falta apenas uma etapa em linha, até Cracóvia.
O jovem português, terminando a 13 segundos de Cavagna, deu razão aos que o apontavam como favorito, pois entre os restantes corredores que lutavam pela amarela o seguinte foi o polaco Michal Kwiatkowski (Ineos), na quinta posição do "crono" de 19,1 km, a 19 segundos.
Na geral, Almeida passou a ter uma vantagem de 26 segundos sobre Matej Mohoric (Bahrain-Victorius) e 33s sobre Kwiatkowski, tendo Diego Ulissi (UAe Emirates) descido para quarto, a 43s. O quinto é Mikkel Honoré, colega do português na Deceuninck, a 59s.
Sendo de prever que este domingo o final seja discutido em pelotão, ao sprint, Almeida está muito perto de conquistar a maior vitória da sua carreira. O caldense de 23 anos lidera ainda por pontos e a Deceuninck-Quick Step por equipas.