João Almeida perde liderança da Volta à Comunidade Valenciana
Corpo do artigo
O português João Almeida (UAE Emirates) perdeu, este sábado, a liderança da Volta à Comunidade Valenciana, sendo destronado pelo ciclista colombiano Santiago Buitrago (Bahrain Victorious), que ganhou isolado a quarta etapa.
Buitrago aproveitou o mau posicionamento do camisola amarela para acelerar já dentro dos derradeiros 500 metros dos 181 quilómetros entre Oropesa del Mar e Portell de Morella, concluindo a tirada em 4:53.30 horas.
Segundo à partida para a quarta etapa, o ciclista colombiano chegou 10 segundos à frente de Almeida, superando-o na geral, que passa a liderar com 18 segundos de vantagem, graças às bonificações conquistadas na meta.
Seis segundos depois de Buitrago cortaram o risco dois homens da Lidl-Trek, o italiano Jonathan Milan e o sueco Jakob Söderqvist, respetivamente segundo e terceiro na quarta etapa, na qual o corredor de A-dos-Francos foi sétimo.
"Foi um pouco estranho. No final, não estava lá. O final era bastante perigoso, a estrada não era ideal. Encontrei-me um pouco recuado e não consegui recuperar. Hoje, não foi perfeito", reconheceu o luso no final.
Com apenas uma etapa por disputar - os 104,2 quilómetros planos entre Alfafar e Valência -, será difícil ao quarto classificado do Tour'2024 recuperar os 18 segundos de desvantagem para o ciclista da Bahrain Victorious, que tem o seu companheiro espanhol Pello Bilbao a 39 segundos, na terceira posição.
A liderança de João Almeida começou por ser colocada em causa por Pablo Castrillo (Movistar), o nono da geral, que atacou a 60 quilómetros da meta e chegou a dispor de quase dois minutos de vantagem sobre o pelotão.
Ciclista sensação da Vuelta'2024, o espanhol de 24 anos foi acompanhado na sua iniciativa pelo compatriota Jon Aguirre (Euskaltel-Euskadi), com os dois fugitivos a serem perseguidos pela UAE Emirates e pela Bahrain Victorious, mas também pela Lidl-Trek, de Milan.
Desgastado, Aguirre descaiu ao pelotão quando ainda faltavam mais de 30 quilómetros para a meta, deixando Castrillo isolado na frente até aos derradeiros 10 quilómetros, quando foi absorvido pelos perseguidores.
Mas a Movistar não desistiu e lançou Jefferson Cepeda, que ganhou uma margem superior a 10 segundos, mantida até ao derradeiro quilómetro.
A vantagem do colombiano parecia suficiente para este vencer a etapa, contudo uma aceleração dos homens da Bahrain Victorious desfez o sonho do ciclista da Movistar, e também de João Almeida.
Bilbao acelerou para lançar Buitrago, que expôs, mais uma vez, as fragilidades de colocação do português da UAE Emirates, apanhando Cepeda e seguindo isolado para a meta, onde Nelson Oliveira foi 86.º, a 17.18 minutos.
O luso da Movistar é agora 77.º da geral, após uma jornada em que Iúri Leitão (Caja Rural) abandonou com problemas gastrointestinais, de acordo com a sua equipa, e Ivo Oliveira (UAE Emirates) foi 125.º, a 22.03 – é 103.º da classificação, a quase uma hora do camisola amarela.